O que as crianças dizem sobre a escola?
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644429624Palavras-chave:
Escola. Infância. Dialogo. Formação Humana.Resumo
Compreender o que seja a escola na formação do pensamento simbólico dos alunos é o nosso desafio, sendo assim, o presente artigo tem como objetivo perceber a infância por meio do olhar da criança de modo a levar em conta a alteridade da mesma, legitimando-a como ser capaz de refletir ao narrar suas vivências e por essa via trazer informações importantes sobre as escolas da infância e sobre a criança-sujeito. Para tanto foi realizada uma pesquisa de campo com alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais de um colégio estadual localizado na cidade de Londrina – Paraná, tendo como objetivo compreender a percepção das crianças de 04 a 10 anos de idade, a respeito da escola e de sua funcionalidade na formação e aprendizado humano. Em se tratando da metodologia de trabalho este estudo pautou-se na pesquisa bibliográfica e de campo tendo como parâmetro a abordagem qualitativa, onde utilizamos a narrativa como um instrumento de coleta de dados. Ao término da pesquisa pode-se constatar que a escola precisa ressignificar o seu tempo e espaço escolar, possibilitando ao aluno a capacidade de construir e transformar, de forma independente a atividade da própria vida, ser seu verdadeiro sujeito social, tecendo um olhar urgente para a própria transformação do espaço do aprender que ainda se detém a uma organização que não permite a interação e o diálogo em favor do conhecimento e da formação humana.
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