Aproximações entre o pensamento freiriano e a psicanálise freudiana em teses e dissertações

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644488680

Mots-clés :

Freire, Freud, Psicanálise

Résumé

O presente trabalho é uma revisão integrativa que examinou a produção de teses e dissertações sobre a intersecção entre o pensamento pedagógico de Paulo Freire e a psicanálise de Sigmund Freud, constituindo-se parte de uma tese de doutorado de mesmo escopo, porém mais abrangente, desenvolvida pelo primeiro autor e orientada pelo segundo. A pesquisa ocorreu no primeiro semestre de 2023 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), usando os descritores “Freire”, “Freud” e “psicanálise”. Dentre os documentos encontrados, foram selecionados três trabalhos brasileiros e duas teses estadunidenses que estavam catalogadas na mesma base. A análise revelou pontos de aproximação entre os autores: a relação entre o par sadismo/masoquismo nos processos de colonização das mentes e espíritos descritos por Freire; a relevância do conceito psicanalítico de “transferência” na relação professor-aluno; a importância e a desejabilidade dos afetos e do desejo de saber na aprendizagem afetiva e engajada. A pesquisa evidencia uma ressonância entre os escritos e conceitos de Freire, majoritariamente os constantes da Pedagogia do Oprimido e da Pedagogia da Autonomia, e alguns conceitos psicanalíticos freudianos.

Bibliographies de l'auteur-e

William Xavier de Almeida, Université de l'État de santa catarina

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). É servidor técnico-administrativo do Centro de Educação Superior do Oeste da UDESC.

Lourival José Martins Filho, Université de l'État de santa catarina

Doutor em Teologia pela Faculdade EST e mestre em Educação e Cultura pela UDESC. Professor Titular na Faculdade de Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PGGE) da FAED/UDESC. Editor-chefe da Revista Linhas do PPGE/FAED/UDESC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 na área de Política, Planejamento e Avaliação Educacional. Diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação da Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação - SEB/MEC.

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Publié-e

2025-04-11

Comment citer

Almeida, W. X. de, & Filho, L. J. M. (2025). Aproximações entre o pensamento freiriano e a psicanálise freudiana em teses e dissertações. Educação, 50(1), e49/–24. https://doi.org/10.5902/1984644488680