Aproximações entre o pensamento freiriano e a psicanálise freudiana em teses e dissertações
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644488680Mots-clés :
Freire, Freud, PsicanáliseRésumé
O presente trabalho é uma revisão integrativa que examinou a produção de teses e dissertações sobre a intersecção entre o pensamento pedagógico de Paulo Freire e a psicanálise de Sigmund Freud, constituindo-se parte de uma tese de doutorado de mesmo escopo, porém mais abrangente, desenvolvida pelo primeiro autor e orientada pelo segundo. A pesquisa ocorreu no primeiro semestre de 2023 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), usando os descritores “Freire”, “Freud” e “psicanálise”. Dentre os documentos encontrados, foram selecionados três trabalhos brasileiros e duas teses estadunidenses que estavam catalogadas na mesma base. A análise revelou pontos de aproximação entre os autores: a relação entre o par sadismo/masoquismo nos processos de colonização das mentes e espíritos descritos por Freire; a relevância do conceito psicanalítico de “transferência” na relação professor-aluno; a importância e a desejabilidade dos afetos e do desejo de saber na aprendizagem afetiva e engajada. A pesquisa evidencia uma ressonância entre os escritos e conceitos de Freire, majoritariamente os constantes da Pedagogia do Oprimido e da Pedagogia da Autonomia, e alguns conceitos psicanalíticos freudianos.
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