Aproximações entre o pensamento freiriano e a psicanálise freudiana em teses e dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644488680

Palavras-chave:

Freire, Freud, Psicanálise

Resumo

O presente trabalho é uma revisão integrativa que examinou a produção de teses e dissertações sobre a intersecção entre o pensamento pedagógico de Paulo Freire e a psicanálise de Sigmund Freud, constituindo-se parte de uma tese de doutorado de mesmo escopo, porém mais abrangente, desenvolvida pelo primeiro autor e orientada pelo segundo. A pesquisa ocorreu no primeiro semestre de 2023 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), usando os descritores “Freire”, “Freud” e “psicanálise”. Dentre os documentos encontrados, foram selecionados três trabalhos brasileiros e duas teses estadunidenses que estavam catalogadas na mesma base. A análise revelou pontos de aproximação entre os autores: a relação entre o par sadismo/masoquismo nos processos de colonização das mentes e espíritos descritos por Freire; a relevância do conceito psicanalítico de “transferência” na relação professor-aluno; a importância e a desejabilidade dos afetos e do desejo de saber na aprendizagem afetiva e engajada. A pesquisa evidencia uma ressonância entre os escritos e conceitos de Freire, majoritariamente os constantes da Pedagogia do Oprimido e da Pedagogia da Autonomia, e alguns conceitos psicanalíticos freudianos.

Biografia do Autor

William Xavier de Almeida, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). É servidor técnico-administrativo do Centro de Educação Superior do Oeste da UDESC.

Lourival José Martins Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Teologia pela Faculdade EST e mestre em Educação e Cultura pela UDESC. Professor Titular na Faculdade de Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PGGE) da FAED/UDESC. Editor-chefe da Revista Linhas do PPGE/FAED/UDESC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 na área de Política, Planejamento e Avaliação Educacional. Diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação da Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação - SEB/MEC.

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Publicado

2025-04-11

Como Citar

Almeida, W. X. de, & Filho, L. J. M. (2025). Aproximações entre o pensamento freiriano e a psicanálise freudiana em teses e dissertações. Educação, 50(1), e49/–24. https://doi.org/10.5902/1984644488680