Tipologia Didática na América Latina: do embate à integração
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644490109Palavras-chave:
América Latina, Neoliberalismo, DidáticaResumo
A partir de pesquisa bibliográfica e exploratório-descritiva, no presente artigo, assumimos o objetivo de identificar, descrever e ampliar uma tipologia Didática na América Latina. Neste percurso, reconhecemos os aportes advindos de distintas perspectivas da área no sentido de traçar enfrentamentos à investida neoliberal, a qual permeia a educação latino-americana e pressiona com uma busca excessiva pela padronização educacional e pela mercantilização dos processos educativos. A investigação se debruça sobre a realização de uma retrospectiva histórica acerca da Didática, dedicando-se, no entanto, com mais afinco à identificação e à análise de distintas perspectivas da área mais atuais e situadas no contexto latino-americano. Como resultado da pesquisa, podemos mencionar que este artigo amplia o trabalho de Selma Garrido Pimenta (2019) e de Adrián Baeza e Marcela Gaete (2022), e reúne uma tipologia Didática na América Latina. Dadas as limitações do estudo, a pesquisa organiza-se como um convite para pesquisadores(as) da área seguir explorando o tema a fim de reunir conceitos acerca da Didática em distintos países latino-americanos, oportunizando, por conseguinte, maiores possibilidades de articulação, diálogo e fortalecimento da educação em tal território.
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