Formação em educação física na uel: trajetória histórica de três cursos (1968-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644471143

Palavras-chave:

Currículo, Formação de professores, História da Educação Física

Resumo

O presente estudo tem por objetivo descrever e analisar, por meio dos projetos pedagógicos de curso (PPCs), a trajetória histórica dos cursos de Educação Física (licenciatura e bacharelado) e Esporte da Universidade Estadual de Londrina – UEL (1968-2018). Para a pesquisa empírica foi identificada, consultada e catalogada a documentação histórica dos respectivos cursos, localizada nos acervos da UEL. Como sustentação teórica contou-se com a história do tempo presente (Chauveau & Tétart, 1999), a história das instituições educativas (Magalhães, 2004; 2005; 2007) e o currículo como construção social (GOODSON, 2018). A análise dos PPCs possibilitou explicitar uma singularidade da UEL na realidade nacional que foi a oferta, em concomitância, de três tipos diferentes de formações profissionais. As trajetórias dos três cursos investigados revelaram formação inicial no campo da educação, do esporte e da saúde, tendo como referência os dispositivos legais, as relações de poder e os contextos sociais. No fechamento, são apresentadas as razões de continuidades e descontinuidades das formações acadêmicas profissionais na instituição universitária em foco.

Biografia do Autor

Matheus Chiconato Borges, Londrina State University

Mestre em Educação e Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro do Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores (CNPq/UEL).

Tony Honorato, Londrina State University

Doutor em Educação Escolar. Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2023-09-05

Como Citar

Borges, M. C., & Honorato, T. (2023). Formação em educação física na uel: trajetória histórica de três cursos (1968-2018). Educação, 48(1), e99/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644471143

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