Refletindo sobre a formação inicial de professores de Educação Física: percepções docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644453343

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Física, Escola Pública

Resumo

A presente pesquisa teve como proposta analisar aspectos da formação inicial de professores de Educação Física, utilizando como ponto de partida as representações de docentes do componente que atuam na Rede Municipal de Educação Básica das cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, municípios da região pertencente à Grande São Paulo conhecida como Grande ABC, ou ABC paulista, e egressos das Instituições de Ensino Superior ali situadas. A escolha da região se deu em função da diversidade das instituições ali presentes que oferecem o curso. O estudo objetivou compreender a elaboração das significações docentes construídas nos cursos de formação inicial de professores de Educação Física acerca da escola pública e da docência. Foram gravadas em áudio entrevistas semi-estruturadas com docentes  egressos dos cursos das diferentes IES pertencentes à região, e que atuem como docentes de escolas das redes públicas municipais. Pudemos, ao longo da pesquisa, verificar de que forma os currículos de diferentes instituições de uma mesma região compreendem a escola pública e a docência do componente Educação Física na formação inicial. Embora o território de formação e de atuação seja o mesmo, os docentes identificam um grande distanciamento entre os conhecimentos priorizados no curso de origem e aqueles requisitados pelo cotidiano escolar. Chamam a atenção para as ausências de temáticas relevantes para atuação na escola contemporânea e denunciam o privilégio concedido a saberes por eles entendidos como secundários ou até mesmo vistos como desnecessários na prática pedagógica. As análises realizadas a partir do material coletado procuraram compreender  quais discursos são legitimados e quais estão interditados nos currículos a que os sujeitos da pesquisa foram submetidos. As considerações objetivaram trazer um deslocamento para discutir alternativas de mudanças e de reinterpretação do currículo de formação de professores de Educação Física, estabelecendo assim sentidos que caminhem ao encontro de perspectivas sintonizadas com o cotidiano escolar, suas necessidades e sua realidade.

Biografia do Autor

Wilson Alviano Alviano Jr, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciatura em Educação Física, Doutor em Educação pela FE-USP. Docente do Departamento de Educação e do PPGE da Universidade Federal de Juiz de Fora

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Publicado

2023-04-12

Como Citar

Alviano Jr, W. A. (2023). Refletindo sobre a formação inicial de professores de Educação Física: percepções docentes. Educação, 48(1), e15/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644453343

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