Refletindo sobre a formação inicial de professores de Educação Física: percepções docentes
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644453343Palabras clave:
Formação de Professores, Educação Física, Escola PúblicaResumen
A presente pesquisa teve como proposta analisar aspectos da formação inicial de professores de Educação Física, utilizando como ponto de partida as representações de docentes do componente que atuam na Rede Municipal de Educação Básica das cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, municípios da região pertencente à Grande São Paulo conhecida como Grande ABC, ou ABC paulista, e egressos das Instituições de Ensino Superior ali situadas. A escolha da região se deu em função da diversidade das instituições ali presentes que oferecem o curso. O estudo objetivou compreender a elaboração das significações docentes construídas nos cursos de formação inicial de professores de Educação Física acerca da escola pública e da docência. Foram gravadas em áudio entrevistas semi-estruturadas com docentes egressos dos cursos das diferentes IES pertencentes à região, e que atuem como docentes de escolas das redes públicas municipais. Pudemos, ao longo da pesquisa, verificar de que forma os currículos de diferentes instituições de uma mesma região compreendem a escola pública e a docência do componente Educação Física na formação inicial. Embora o território de formação e de atuação seja o mesmo, os docentes identificam um grande distanciamento entre os conhecimentos priorizados no curso de origem e aqueles requisitados pelo cotidiano escolar. Chamam a atenção para as ausências de temáticas relevantes para atuação na escola contemporânea e denunciam o privilégio concedido a saberes por eles entendidos como secundários ou até mesmo vistos como desnecessários na prática pedagógica. As análises realizadas a partir do material coletado procuraram compreender quais discursos são legitimados e quais estão interditados nos currículos a que os sujeitos da pesquisa foram submetidos. As considerações objetivaram trazer um deslocamento para discutir alternativas de mudanças e de reinterpretação do currículo de formação de professores de Educação Física, estabelecendo assim sentidos que caminhem ao encontro de perspectivas sintonizadas com o cotidiano escolar, suas necessidades e sua realidade.
Citas
ALVIANO JR, Wilson Formação inicial em Educação Física: Análises de uma construção curricular. 2011. Tese (Doutorado em Educação)- Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. 3ª ed. Porto Alegre: ArtMed, 2007.
BORGES, Clayton. A formação dos docentes de Educação Física e seus saberes profissionais. In: BORGES, C., DESBIENS, J. F. (Orgs) Saber, formar e intervir para uma Educação Física em mudança. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
BRACHT, Valter, GOMES, Ivan Marcelo & ALMEIDA, Felipe Quintão School physi-cal education in the transition from solid modernity to liquid modernity: the Bra-zilian case, Sport, Education and Society, 20:8, 995-1011, 2015 DOI: 10.1080/13573322.2013.866547
BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CSE n. 58, de 18 de Parecer CNE/CSE n. 58 fevereiro 2004.
CANADA-PHILLIPS, Stephanie. A Physical Educators Use of Freirian Praxis for Critical Reflection. The Physical Educator, [S.l.], v. 71, n. 4, nov. 2014. ISSN 2160-1682. Available at: <https://js.sagamorepub.com/pe/article/view/6108>. Date accessed: 21 feb. 2020.
CORAZZA, Sandra Mara O que quer um currículo? Pesquisas pós-críticas em Educação. 3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
DAVID, Nivaldo Antonio N. A formação de professores para a Educação Básica: dilemas atuais para a Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas/SP, v. 23, n. 2, p. 119-133, jan. 2002.
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S.O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
GATTI, Bernardete. A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro, 2005.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: Rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.
GIROUX, Henry A., McLAREN, Peter. Formação do professor como uma contra-esfera pública: A pedagogia radical como uma forma de política cultural. In: MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa e SILVA, Tomaz Tadeu (Orgs.) Currículo, cultura e sociedade.8 ed. São Paulo, Cortez, 2005.
KNIJNIK, Jorge & LUGUETTI, Carla: Social justice narratives in academia: challenges, struggles and pleasures PETE educators face in understanding and enacting critical pedagogy in Brazil, Sport, Education and Society, 2020 DOI: 10.1080/13573322.2020.1732905
LOPES; Antonio C.; MACEDO Elina. A estabilidade do currículo disciplinar: o caso das ciências. In: LOPES, Antonio C.; MACEDO, Elina. (Orgs). Disciplinas e Integração Curricular: História e Políticas. Rio de Janeiro: DP& A, 2002, p. 73-94.
MOREIRA, Antonio Flávio e SILVA, Tomaz Tadeu (orgs.) Currículo, cultura e sociedade.8 ed. São Paulo, Cortez, 2008.
NEIRA, Marcos Garcia. Desvelando Frankensteins: Interpretações dos currículos de Licenciatura em Educação Física. Revista Brasileira de Docência, Ensino e pesquisa em Educação Física. Vol. 01, número 01, Cristalina: 2009.
NEIRA, Marcos Garcia. Os currículos que formam professores de Educação Física e a Síndrome de Estocolmo: explicações para o choque com a realidade. Revista Educación Física y Deporte, Medellín, v. 33, p. 51-71, ene-jul, 2014.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mario Luis F. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
NELSON, Cary.; TREICHLER, Paula. A.; GROSSBERG, Lawrence. Estudos Culturais: uma introdução. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na Sala de Aula: uma introdução aos Estudos Culturais em educação. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro: Vozes, 2008, p. 07-38.
NUNES, Mario Luis F. Frankenstein, monstros e o Ben 10: fragmentos da formação inicial em Educação Física. 2011. 277 f. Tese (doutorado). Faculdade deEducação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
SILVA, Tomaz Tadeu Alienígenas na sala de aula: Uma introdução aos estudos culturais em educação. 7 ed. Petrópolis, R. J.: Vozes, 2008.
TARDIF, Maurice O trabalho docente: elementos para uma teria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.
VIEIRA, Rubens Antonio G. Identidades docentes no ensino superior de educação física: um recorte da cidade de Sorocaba. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27062013-152508/>. Acesso em: 2016-01-21
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação (UFSM)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________