As objetivações do Mercado na Educação Física do Novo Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644483664

Palavras-chave:

Reformas estruturantes, Formação humana, Educação Física

Resumo

Neste trabalho, procuramos investigar os impactos da mais recente Reforma Curricular na educação brasileira, promovidos pela Lei 13.415/17 e pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para o componente curricular Educação Física. Para tanto, analisamos os documentos oficiais (leis, decretos e Medidas Provisórias), bem como a literatura já produzida sobre a matéria, disponibilizadas em artigos, revistas e livros. Observamos que as diversas reformas educacionais promovidas pelos órgãos oficiais são resultado de pressões externas, que procuram adaptar constantemente a educação pública às necessidades dos processos de reestruturação capitalista, representados, neste caso, pelas leis de mercado. Observamos também que   as mudanças impostas pela mais nova reforma educacional estão em perfeita sintonia com a reestruturação produtiva vigente, colocando um papel secundário para a Educação Física brasileira, pois essa perde o protagonismo na formação objetivada pelo capital. Entendemos também que, nas mediações para legitimação do capital, a Educação assume um papel central nesse processo, sendo necessário o estabelecimento de novos objetivos e de novas finalidades para os processos de formação humana.

Biografia do Autor

Fabricio Ramos, Universidade Federal de Pelotas

Possui Graduação em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), Especialização em Educação Física Escolar (2007), pela mesma Universidade. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria, na linha Aspectos socioculturais e pedagógicos da Educação Física (2015). É professor da Rede Pública Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul, desde 2002. Foi Coordenador Pedagógico da Escola Estadual de Ensino Médio Reinoldo Emílio Block e da Escola Estadual Margarida Lopes. Atualmente é professor 40 horas na Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa.  Atualmente é coordenador do programa residência pedagógica/CAPES nesta mesma escola.

Giovanni Frizzo, Universidade Federal de Pelotas

Professor Associado I da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2012). Formado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, trabalho e educação, trabalho pedagógico, escola e mundo do trabalho

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Publicado

2024-04-16

Como Citar

Ramos, F., & Frizzo, G. (2024). As objetivações do Mercado na Educação Física do Novo Ensino Médio. Educação, 49(1), e77/1–26. https://doi.org/10.5902/1984644483664