Estado de conhecimento e questões do campo científico

Autores

  • Marilia Costa Morosini PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644415822

Palavras-chave:

educação superior, campo científico, estado de conhecimento

Resumo

Este texto objetiva desvelar questões sobre a construção de Estados de Conhecimento na área da Educação e apontar posições teóricas fundamentadoras dessas questões com vista à prática de pesquisa articulada à realidade nacional. Parte de tematizações encima de experiências, ao longo de quatro anos, em um curso de pós-graduação de excelência. Identifica categorias de análise na perspectiva do campo cientifico (Bourdieu): Políticas públicas do Estado-nação e da área disciplinar; Finalidades do Estado de Conhecimento para a ruptura de pré-conceitos (Quivy e Capenhoudt); Qualidade interna do Estado de Conhecimento (Lovitts) marcado pela originalidade; e Metodologia de aprendizagem colaborativa. Conclui pela complexidade da produção de um Estado de Conhecimento decorrente das inúmeras inter-relações sócio-científicas e resgata sua importância para a inserção no campo cientifico e na área do objeto de pesquisa.

Biografia do Autor

Marilia Costa Morosini, PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Programa de pós-graduação em educação

Centro de Estudos em Educação Superior

 

Pesquisadora 1A CNPq

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Publicado

2014-12-24

Como Citar

Morosini, M. C. (2014). Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação, 40(1), 101–116. https://doi.org/10.5902/1984644415822

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua