A inovação educacional entre o bem-estar e o mal-estar do professor: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644485337

Palavras-chave:

Bem-estar/mal-estar docente;, Identidade profissional docente, Inovação educacional

Resumo

Os desafios que os novos discursos educacionais estão gerando atualmente, em especial no trabalho docente e na sala de aula, convidam-nos a rever causas e conceções do bem-estar docente e relaçõesestabelecidas com a inovação em educação. O objetivo deste trabalho é identificar e sistematizar as condições profissionais que hodiernamente determinam o desenvolvimento desse sentimento nas escolas, por meio de uma análise das evidências empíricas relatadas na literatura científica. A metodologia consistiu em uma revisão sistemática de artigos científicos publicados a esse respeito nos últimos cinco anos, de acordo com as indicações da Declaração PRISMA 2020 e utilizando como base de dados o Scopus. Como resultado, dos 16 artigos analisados, apenas um deles aborda essa conexão entre bem-estar docente e inovação educacional. Os dados coligidos mostra-nos a necessidade de conduzir novas pesquisas que tenham como objeto heurístico a sala de aula e as práticas dos professores, uma vez que esta nos parece a única maneira de escapar do caráter anedótico e acrítico que predomina em grande parte da literatura recente sobre o bem-estar ou mal-estar dos professores.

Biografia do Autor

Diego Luna Delgado, Departamento de Educación Artística da Universidad de Sevilla

Diego Luna é doutor em Filosofia e doutor em Educação pela Universidad de Sevilla (Espanha). Ele trabalhou como professor em diferentes níveis de ensino e como consultor educacional no setor tecnológico. Atualmente, ele é professor no Departamento de Educación Artística da Universidad de Sevilla. Os problemas de pesquisa que ele aborda em seus trabalhos geralmente se situam em um ponto intermediário entre as esferas educacional, política e estética. Suas pesquisas mais recentes, no âmbito Grupo de Investigación en Educación: Salud, Medioambiente y Ciudadanía (HUM-1027), concentram-se especialmente na análise crítica dos discursos encarregados de promover hoje a inovação educacional nos contextos escolares. 

Maria Amália Almeida Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003,) doutorado sanduíche em Sociologia - Paris X - Nanterre (2001) e pós-doutorado em Educação pela Unicamp (2018). Atualmente é professora associada na Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do OSFE- Observatório Sociológico Família-Escola e do NUPEDE-Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares. Leciona a disciplina sociologia da educação na graduação e e desenvolve pesquisas sobre: Trajetórias escolares, Socialização, Biografias e Histórias de vida como projeto de formação e auto-formação. Dispositivos Pedagógicos de formação: diários, ateliês de projeto, biografias educativas, práticas pedagógicas escolares. 

Conceição Leal da Costa, Universidade de Évora

Doutora em Ciências da Educação, Mestre em Administração Educacional e Pós-Graduação em Ensino de Física e Química. É Professora do Departamento de Pedagogia e Educação, Assistente da Comissão Executiva dos Mestrados em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Presidente do Conselho Coordenador da Prática de Ensino Supervisionada da Universidade de Évora e coordena um Grupo de Trabalho de Ensino e Investigação no Ensino Superior da Faculdade de Ciências Sociais, com vista à formação pedagógica da comunidade académica da Universidade de Évora. Docente em diversas unidades curriculares (UC), destaca a sua responsabilidade nas UC de Conhecimento e Desenvolvimento Profissional, Doutoramento em Ciências da Educação e Prática de Ensino Supervisionada em cursos de Mestrado. É membro integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP|UE; Tema 3 - Formação e Desenvolvimento Profissional), da Universidade de Évora e colaboradora no Centro de Investigação Integral em Saúde (CHRC) onde o trabalho está alinhado e comprometido com educação em saúde e capacitação do paciente. Como parte do seu networking, colabora com o Collège International de Recherche Biographique en Éducation (CIRBE, França). É membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), do Fórum Português de Administração Educacional, da Associação Brasileira de Investigação (Auto)Biográfica (BIOGraph) e da Association Internationale de Histoires de Vie en Formation, et de Pesquisa Biográfica em Educação (ASIHVIF). É membro que representa a Universidade de Évora na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Évora. Os seus interesses investigativos centram-se em processos de formação, educação profissional, aprendizagem ao longo da vida, desenvolvimento profissional, identidades e aprendizagem no local de trabalho. Suas pesquisas são feitas com professores e outros profissionais, incluindo profissionais de saúde e assistência social. A investigação narrativa, as vozes das crianças, o cuidado e o bem-estar ligam os desafios da educação e da formação à história de vida e também fazem parte dos projetos atuais. Seus estudos têm focado tais problemas, com abordagens de natureza qualitativa, destacando pesquisas narrativas, pesquisas-ação e estudos de caso em Educação. 

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Publicado

2024-05-13

Como Citar

Delgado, D. L., Cunha, M. A. A., & Costa, C. L. da. (2024). A inovação educacional entre o bem-estar e o mal-estar do professor: uma revisão sistemática da literatura. Educação, 49(1), e84/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644485337

Edição

Seção

Dossiê: Educação, Narrativas e Saúde em tempos de refigurações

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