O tempo da docência no ensino médio a partir de narrativas biográficas de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644446935

Palavras-chave:

Biografias educativas, Ciclo de vida profissional dos professores, Docência no ensino médio.

Resumo

Este artigo analisa, através de um estudo de caso, as experiências e as vivências dos professores no ensino médio e os desafios laborais, temporais e afetivos que lhes são impostos no exercício diário da docência. Para tanto, utiliza como aporte teórico autores como Josso (2004), Hargreaves (1998), Huberman (1985) e Goodson (1985), a fim de fundamentar as percepções dos docentes acerca do seu trabalho. A análise aqui apresentada procura contribuir para os estudos sobre os ciclos e fases na carreira docente, ao enfatizar a importância da experiência vital dos professores sobre a sua prática profissional. Assim, o artigo está dividido em duas seções, além da introdução. A primeira seção destaca algumas sínteses biográficas dos professores, tendo como cenário a docência no ensino médio. A segunda seção discute os ciclos da vida profissional dos professores a partir de suas biografias. Por fim, as conclusões procuram captar o sentido do ser e estar professor do Ensino Médio na rede pública estadual de ensino de Minas Gerais.

Biografia do Autor

Luiz Antônio Araújo, Secretaria Estadual da Educação de Minas Gerais

Graduado em Filosofia. Mestre em Educação pela UFMG e professor da rede pública estadual de Minas Gerais.

Maria Amália Almeida Cunha, Faculdade de Educação- UFMG

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003,) doutorado sanduíche em Sociologia - Paris X - Nanterre (2001) e pós-doutorado em Educação pela Unicamp (2018). Atualmente é professora associada na Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do OSFE- Observatório Sociológico Família-Escola e do NUPEDE-Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares. Leciona a disciplina sociologia da educação na graduação e e desenvolve pesquisas sobre: Trajetórias escolares, Socialização, Biografias e Histórias de vida como projeto de formação e auto-formação. Dispositivos Pedagógicos de formação: diários, ateliês de projeto, biografias educativas, práticas pedagógicas escolares. 

Licinia Maria Correa, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui pós doutorado em Sociologia pela Università degli Studi di Pádova-Itália, doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Araraquara (2008) e mestrado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (1996). Atualmente é professora associada na Faculdade de Educação e Pró-Reitora de Assuntos Estudantis na Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte - MG. No ensino, tem sua atuação voltada para temas da Sociologia da Educação em interface com a Sociologia da Juventude. Na pesquisa atua principalmente nos seguintes temas: juventude e escola, cultura juvenil e cultura escolar, relação jovens, escola e mundo do trabalho e ensino médio. Tem experiência no desenvolvimento de projetos de extensão em Educação de Jovens e Adultos, educação social, formação de jovens e formação de educadores/a em parceria com movimentos sociais da Região Metropolitana de Belo Horizonte e e organizações públicas.

Referências

ALVES, Thiago.; PINTO, José Marcelino de Rezende. Remuneração e características do trabalho docente no Brasil: um aporte. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.41, p. 606-639, 2011.

CASTEL, Robert. A dinâmica dos processos de marginalização: da vulnerabilidade à desfiliação. Cadernos CRH, Salvador, n.26/27, p.19-40, jan./dez. 1997.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Formação e Socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação & Pesquisa, São Paulo, vol. 32, n.02, p.359-371, maio/ago.2006.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Atelier Biographique de Projet. In: DELORY-MOMBERGER, Christine (dir.). Vocabulaire Des Histoires de Vie et de la Recherche Biographique. Toulouse: érès, 2019.

DUBET, François. Sociologia da Experiência. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

HARGREAVES, Andy. Os professores em tempos de mudança. Editora MacGraw Hill de Portugal Ltda, 1998.

HUBERMAN, Michel. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Vida de Professores. Porto Editora, 1992, p.31-62.

JOSSO, Marie Cristine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

ROSA, João Guimarães. A terceira margem do rio. In: ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias.15a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001, p.14-48.

ROSA, João Guimarães. Grande Sertão Veredas. São Paulo: Nova Fronteira 2005.

TARDIFF, Maurice. Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente. In: TARDIFF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n.4, 1991, p.215-233.

Downloads

Publicado

2022-01-28

Como Citar

Araújo, L. A., Cunha, M. A. A., & Correa, L. M. (2022). O tempo da docência no ensino médio a partir de narrativas biográficas de professores. Educação, 47(1), e04/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644446935