O tempo da docência no ensino médio a partir de narrativas biográficas de professores
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644446935Palabras clave:
Biografias educativas, Ciclo de vida profissional dos professores, Docência no ensino médio.Resumen
Este artigo analisa, através de um estudo de caso, as experiências e as vivências dos professores no ensino médio e os desafios laborais, temporais e afetivos que lhes são impostos no exercício diário da docência. Para tanto, utiliza como aporte teórico autores como Josso (2004), Hargreaves (1998), Huberman (1985) e Goodson (1985), a fim de fundamentar as percepções dos docentes acerca do seu trabalho. A análise aqui apresentada procura contribuir para os estudos sobre os ciclos e fases na carreira docente, ao enfatizar a importância da experiência vital dos professores sobre a sua prática profissional. Assim, o artigo está dividido em duas seções, além da introdução. A primeira seção destaca algumas sínteses biográficas dos professores, tendo como cenário a docência no ensino médio. A segunda seção discute os ciclos da vida profissional dos professores a partir de suas biografias. Por fim, as conclusões procuram captar o sentido do ser e estar professor do Ensino Médio na rede pública estadual de ensino de Minas Gerais.
Citas
ALVES, Thiago.; PINTO, José Marcelino de Rezende. Remuneração e características do trabalho docente no Brasil: um aporte. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.41, p. 606-639, 2011.
CASTEL, Robert. A dinâmica dos processos de marginalização: da vulnerabilidade à desfiliação. Cadernos CRH, Salvador, n.26/27, p.19-40, jan./dez. 1997.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Formação e Socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação & Pesquisa, São Paulo, vol. 32, n.02, p.359-371, maio/ago.2006.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Atelier Biographique de Projet. In: DELORY-MOMBERGER, Christine (dir.). Vocabulaire Des Histoires de Vie et de la Recherche Biographique. Toulouse: érès, 2019.
DUBET, François. Sociologia da Experiência. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.
HARGREAVES, Andy. Os professores em tempos de mudança. Editora MacGraw Hill de Portugal Ltda, 1998.
HUBERMAN, Michel. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Vida de Professores. Porto Editora, 1992, p.31-62.
JOSSO, Marie Cristine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
ROSA, João Guimarães. A terceira margem do rio. In: ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias.15a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001, p.14-48.
ROSA, João Guimarães. Grande Sertão Veredas. São Paulo: Nova Fronteira 2005.
TARDIFF, Maurice. Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente. In: TARDIFF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n.4, 1991, p.215-233.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________