Por uma escuta sensível de crianças com doenças crônicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644440240

Palavras-chave:

Crianças com doenças crônicas, Classes hospitalares, Narrativas.

Resumo

Admitindo que a criança tem o direito assegurado de se expressar sobre questões que lhe dizem respeito, o objetivo deste artigo é discutir a importância de tomar em consideração a palavra de crianças com doenças crônicas, implicando escutar o que têm a dizer sobre as experiências vividas nas travessias entre a saúde e o adoecimento, a escola e o hospital. A pesquisa foi realizada com seis crianças hospitalizadas, recorrendo a uma situação de faz de conta. A base teórica fundamenta-se nas propostas de Jerome Bruner sobre a capacidade da criança em se tornar narradora, nos estudos de Paul Ricoeur sobre a atividade humana de se compreender ao dar sentido à experiência vivida e numa certa visão de aprender para o bem-estar (KICKBUSCH, 2012). As análises permitem discutir a agentividade da criança, sua capacidade para acolher o outro, a importância das classes hospitalares para o seu bem-estar e como se tornam “experts” no convívio com a doença nas transições peculiares de sua condição de criança no convívio com o adoecimento.

 

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Publicado

2020-03-20

Como Citar

Costa, C. L. da, Passeggi, M. da C., & Rocha, S. M. da. (2020). Por uma escuta sensível de crianças com doenças crônicas. Educação, 45(1), e16/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644440240

Edição

Seção

Dossiê – Desafios no âmbito escolar hospitalar e/ou domiciliar: fundamentos e perspectivas

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