Narrativas de crianças sobre as escolas da infância: cenários e desafios da pesquisa (auto)biográfica

Maria da Conceição Passeggi, Ecleide Cunico Furlanetto, Luciane de Conti, Iduina Edite Mont´Alverne Chaves, Marineide de Oliveira Gomes, Gilvete Lima Gabriel, Simone Maria da Rocha

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/1984644411345

Este trabalho focaliza narrativas de crianças de 04 a 10 anos de idade e investiga como elas dão sentido às experiênciasvividas na escola. A reflexão resulta de um projeto de pesquisa interinstitucional, realizado em escolas de Natal, São Paulo, Recife, Niterói e Boa Vista. Para a recolha das fontes, optou-se por rodas de conversas com grupos de cinco crianças que dialogavam com um pequeno alienígena, em cujo planeta não tinha escolas. Das análises emergem consensos e tensões entre modos de ser criança e modos de ser aluno, que afetam suas relações com o brincar e o aprender; o fazer ou não fazer amigos; ser ou não ser criança. Ao narrar, elas ressignificamsuas experiências e contribuem para a compreensão das escolas da infância como lugar em que a criança se constitui (ou não) como sujeito de direito.


Palavras-chave


Narrativas infantis; Escolas de Infância; Pesquisa (auto)biográfica.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984644411345

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao

 


ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: 10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

 

Periodicidade – quadrimestral

Primeiro quadrimestre, jan./abr., limite para publicar a edição 30 abril.

Segundo quadrimestre, maio/ago., limite para publicar a edição 31 agosto.

Terceiro quadrimestre, set./dez., limite para publicar a edição 31 dezembro.

Os dizeres acima dizem respeito somente à data de publicação da edição e não ao envio de artigos.

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação. Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________

   

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar