A inovação educacional entre o bem-estar e o mal-estar do professor: uma revisão sistemática da literatura

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644485337

Mots-clés :

Bem-estar/mal-estar docente;, Identidade profissional docente, Inovação educacional

Résumé

Os desafios que os novos discursos educacionais estão gerando atualmente, em especial no trabalho docente e na sala de aula, convidam-nos a rever causas e conceções do bem-estar docente e relaçõesestabelecidas com a inovação em educação. O objetivo deste trabalho é identificar e sistematizar as condições profissionais que hodiernamente determinam o desenvolvimento desse sentimento nas escolas, por meio de uma análise das evidências empíricas relatadas na literatura científica. A metodologia consistiu em uma revisão sistemática de artigos científicos publicados a esse respeito nos últimos cinco anos, de acordo com as indicações da Declaração PRISMA 2020 e utilizando como base de dados o Scopus. Como resultado, dos 16 artigos analisados, apenas um deles aborda essa conexão entre bem-estar docente e inovação educacional. Os dados coligidos mostra-nos a necessidade de conduzir novas pesquisas que tenham como objeto heurístico a sala de aula e as práticas dos professores, uma vez que esta nos parece a única maneira de escapar do caráter anedótico e acrítico que predomina em grande parte da literatura recente sobre o bem-estar ou mal-estar dos professores.

Bibliographies de l'auteur-e

Diego Luna Delgado, Departamento de Educación Artística da Universidad de Sevilla

Diego Luna é doutor em Filosofia e doutor em Educação pela Universidad de Sevilla (Espanha). Ele trabalhou como professor em diferentes níveis de ensino e como consultor educacional no setor tecnológico. Atualmente, ele é professor no Departamento de Educación Artística da Universidad de Sevilla. Os problemas de pesquisa que ele aborda em seus trabalhos geralmente se situam em um ponto intermediário entre as esferas educacional, política e estética. Suas pesquisas mais recentes, no âmbito Grupo de Investigación en Educación: Salud, Medioambiente y Ciudadanía (HUM-1027), concentram-se especialmente na análise crítica dos discursos encarregados de promover hoje a inovação educacional nos contextos escolares. 

Maria Amália Almeida Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003,) doutorado sanduíche em Sociologia - Paris X - Nanterre (2001) e pós-doutorado em Educação pela Unicamp (2018). Atualmente é professora associada na Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do OSFE- Observatório Sociológico Família-Escola e do NUPEDE-Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares. Leciona a disciplina sociologia da educação na graduação e e desenvolve pesquisas sobre: Trajetórias escolares, Socialização, Biografias e Histórias de vida como projeto de formação e auto-formação. Dispositivos Pedagógicos de formação: diários, ateliês de projeto, biografias educativas, práticas pedagógicas escolares. 

Conceição Leal da Costa, Universidade de Évora

Doutora em Ciências da Educação, Mestre em Administração Educacional e Pós-Graduação em Ensino de Física e Química. É Professora do Departamento de Pedagogia e Educação, Assistente da Comissão Executiva dos Mestrados em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Presidente do Conselho Coordenador da Prática de Ensino Supervisionada da Universidade de Évora e coordena um Grupo de Trabalho de Ensino e Investigação no Ensino Superior da Faculdade de Ciências Sociais, com vista à formação pedagógica da comunidade académica da Universidade de Évora. Docente em diversas unidades curriculares (UC), destaca a sua responsabilidade nas UC de Conhecimento e Desenvolvimento Profissional, Doutoramento em Ciências da Educação e Prática de Ensino Supervisionada em cursos de Mestrado. É membro integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP|UE; Tema 3 - Formação e Desenvolvimento Profissional), da Universidade de Évora e colaboradora no Centro de Investigação Integral em Saúde (CHRC) onde o trabalho está alinhado e comprometido com educação em saúde e capacitação do paciente. Como parte do seu networking, colabora com o Collège International de Recherche Biographique en Éducation (CIRBE, França). É membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), do Fórum Português de Administração Educacional, da Associação Brasileira de Investigação (Auto)Biográfica (BIOGraph) e da Association Internationale de Histoires de Vie en Formation, et de Pesquisa Biográfica em Educação (ASIHVIF). É membro que representa a Universidade de Évora na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Évora. Os seus interesses investigativos centram-se em processos de formação, educação profissional, aprendizagem ao longo da vida, desenvolvimento profissional, identidades e aprendizagem no local de trabalho. Suas pesquisas são feitas com professores e outros profissionais, incluindo profissionais de saúde e assistência social. A investigação narrativa, as vozes das crianças, o cuidado e o bem-estar ligam os desafios da educação e da formação à história de vida e também fazem parte dos projetos atuais. Seus estudos têm focado tais problemas, com abordagens de natureza qualitativa, destacando pesquisas narrativas, pesquisas-ação e estudos de caso em Educação. 

Références

ACTON, Renae; GLASGOW, Patti (2015) “Teacher Wellbeing in Neoliberal Contexts: A Review of the Literature,” Australian Journal of Teacher Education: Vol. 40 : Iss. 8 , Article 6, 2015. https://doi.org/10.14221/ajte.2015v40n8.6

ALVES, Regina, LOPES, Teresa; PRECIOSO, José. “Teachers’ well-being in times of Covid-19 pandemic: factors that explain professional well-being”. IJERI: International Journal of Educational Research and Innovation, (15), 203–217, 2020. https://doi.org/10.46661/ijeri.5120

ARCADINHO, Ana; FOLQUE, Maria Assunção; LEAL DA COSTA, Conceição. “Dimensão investigativa, docência e formação inicial dos professores: uma revisão sistemática da literatura”. Instrumento. Revista de Estudo e Pesquisa. em Educação, 22(2), 5-23. http://dx.doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29173

ASHLEY K. Vesely, SAKLOSFKE, Donald H.; NORDSTOKKE, David W. “EI training and pre-service teacher wellbeing”. Personality and Individual Differences, 65, 81-85, 2014. https://doi.org/10.1016/j.paid.2014.01.052.

COLLIE, Rebecca J.; SHAPKA, Jennifer D., PERRY, N. E.; MARTIN, Andrew J. “Teacher Well-Being: Exploring Its Components and a Practice-Oriented Scale”. Journal of Psychoeducational Assessment, 33(8), 744–756, 2015. https://doi.org/10.1177/0734282915587990

CONTRERAS, José. A autonomia dos professores. São Paulo: Cortez, 2002.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. La nouvelle raison du monde: essai sur la societé néoliberale. Paris: La Découverte, 2010.

ESTEVE, José M. O mal-estar docente: a sala de aula e a saúde dos professores. Bauru, SP: EDUSC, 1999.

HAJISOTERIOU, Christina, & PANAYIOTIS, Angelides. “Efficiency versus social justice? Teachers’ roles in the epoch of globalization”. Education, Citizenship and Social Justice, 15(3), 274–289, 2020. https://doi.org/10.1177/1746197919852564

BURIC, Irena; SLISKOVICS, Ana; PENESIC, Zvjezdan. “Understanding teacher well-being: a cross-lagged analysis of burnout, negative student-related emotions, psychopathological symptoms, and resilience”. Educational Psychology, 39:9, 1136-1155, 2019. https://doi.org/10.1080/01443410.2019.1577952

KIDGER, Judi; BROCKMAN, Rowan; TILLING, Kate; CAMPBELL, Rona; FORD, Tamsin; ARAYA, Ricardo; KING, Michael; GUNNELL, David Gunnell. “Teachers' wellbeing and depressive symptoms, and associated risk factors: A large cross sectional study in English secondary schools”. Journal of Affective Disorders, 192, 76-82, 2016. https://doi.org/10.1016/j.jad.2015.11.054

KALIMULINA, Olga; TARMAN, Bulent; STEPANOVA, Irina. “Education in the Context of Digitalization and Culture: Evolution of the Teacher’s Role, Pre-pandemic Overview”. Journal of Ethnic and Cultural Studies, 8(1), 226–238, 2020. https://doi.org/10.29333/ejecs/629

BERMEJO-TORO, Laura; PRIETO-URSÚA, María; HERNÁNDEZ, Vicente. “Towards a model of teacher well-being: personal and job resources involved in teacher burnout and engagement”. Educational Psychology, 36:3, 481-501, 2020. https://doi.org/10.1080/01443410.2015.1005006

LAVAL, Christian; VERGNE, Francis. Educação democrática: a revolução escolar iminente. Petrópolis, RJ: Vozes, 2023.

LEAL DA COSTA, Conceição; PASSEGGI, Maria da Conceição; DA ROCHA, Maria Simone. “Por uma escuta sensível de crianças com doenças crônicas”. Educação, 45(1), e16/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644440240

DARLING-HAMOOND, Linda; HYLER, Maria E. “Preparing educators for the time of COVID … and beyond”. European Journal of Teacher Education, 43:4, 457-465, 2020. https://doi.org/10.1080/02619768.2020.1816961

LUNA, Diego et al. “Teacher training, research and professional development in a neoliberal school: A transformative experience in Social Sciences”. Social Sciences, 11(8), 349, 2022. https://doi.org/10.3390/socsci11080349

TVEDT, Maren Stabe; BRU, Edvin; IDSOE, Thormod. “Perceived Teacher Support and Intentions to Quit Upper Secondary School: Direct, and Indirect Associations via Emotional Engagement and Boredom”. Scandinavian Journal of Educational Research, 65:1, 101-122, 2010. https://doi.org/10.1080/00313831.2019.1659401

PAGE, MJ, et al. A declaração PRISMA 2020: uma diretriz atualizada para relatar revisões sistemáticas. BMJ; 372:n 71, 2021. https://doi.org/10.1136/bmj.n71

PEDLER, Megan; YEIGH, Tony; HUDSON, Susan. “The Teachers’ Role in Student Engagement: A Review,” Australian Journal of Teacher Education: Vol. 45 : Iss. 3 , Article 4, 2020. https://doi.org/10.14221/ajte.2020v45n3.4

PUERTAS MOLERO, Pilar, et al. “Influence of Emotional Intelligence and Burnout Syndrome on Teachers Well-Being: A Systematic Review” Social Sciences 8, no. 6: 185, 2019. https://doi.org/10.3390/socsci8060185

RIAN, Aarts; KOOLS, Quinta; SCHILDWACHT, Rita. “Providing a good start. Concerns of beginning secondary school teachers and support provided”. European Journal of Teacher Education, 43:2, 277-295, 2020. https://doi.org/10.1080/02619768.2019.1693992

ROSS, S. W.; ROMER, N.; HORNER, R. H. “Teacher Well-Being and the Implementation of School-Wide Positive Behavior Interventions and Supports”. Journal of Positive Behavior Interventions, 14(2), 118–128, 2012 https://doi.org/10.1177/1098300711413820

SAFATLE, Vladimir. A economia é a continuação da psicologia por outros meios: sofrimento psíquico e neoliberalismo como economia moral. SAFATLE, V.; SILVA JÚNIOR, N.; DUNKER, C. (Orgs.). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2022.

SHENGHUA, Huang, HONGBIAO, Yin; LIJE, Lv. “Job characteristics and teacher well-being: the mediation of teacher self-monitoring and teacher self-efficacy”. Educational Psychology, 39:3, 313-331, 2019 https://doi.org/10.1080/01443410.2018.1543855

SPILT, J.L.; KOOMEN, H.M.Y.; THIJS, J.T. “Teacher Wellbeing: The Importance of Teacher–Student Relationships”. Educ Psychol Rev 23, 457–477, 2011. https://doi.org/10.1007/s10648-011-9170-y

HASCHER, Tina; WABER, Jennifer. “Teacher well-being: A systematic review of the research literature from the year 2000–2019”, Educational Research Review, Volume 34, 100411, 2021. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2021.100411

TURNER, K.; THIELKING, M.; MEYER, D. “Teacher wellbeing, teaching practice and student learning” Educational Research, 31(4), 1293-1311, 2021.http://www.iier.org.au/iier31/turner.pdf

YIN H.; HUANG, S.; LV, L. A Multilevel Analysis of Job Characteristics, Emotion Regulation, and Teacher Well-Being: A Job Demands-Resources Model. Front. Psychol. 9:2395, 2018. https://doi.org/10.3389%2Ffpsyg.2018.02395

YIN, Hongabio; HUANG, Shenshua; WANG, Wenlan. “Work Environment Characteristics and Teacher Well-Being: The Mediation of Emotion Regulation Strategies” International Journal of Environmental Research and Public Health 13, no. 9: 90, 2016. https://doi.org/10.3390/ijerph13090907

ZEE, M.; KOOMEN, H. M. Y. “Teacher Self-Efficacy and Its Effects on Classroom Processes, Student Academic Adjustment, and Teacher Well-Being: A Synthesis of 40 Years of Research”. Review of Educational Research, 86(4), 981–1015, 2016. https://doi.org/10.3102/0034654315626801

Publié-e

2024-05-13

Comment citer

Delgado, D. L., Cunha, M. A. A., & Costa, C. L. da. (2024). A inovação educacional entre o bem-estar e o mal-estar do professor: uma revisão sistemática da literatura. Educação, 49(1), e84/1–23. https://doi.org/10.5902/1984644485337

Numéro

Rubrique

Dossiê: Educação, Narrativas e Saúde em tempos de refigurações

Catégories