Potencialidades da Peer Instruction na Educação em Solos: fortalecendo o protagonismo estudantil e a sustentabilidade ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644491918

Palavras-chave:

Educação em solos, Estratégias de ensino, Metodologias ativas

Resumo

Este artigo busca contribuir para o campo da Educação em Solos ao investigar a aplicação da metodologia ativa Peer Instruction (PI), também conhecida como Instrução entre Pares, no contexto da educação básica. A pesquisa teve como objetivo avaliar o potencial dessa abordagem para promover o engajamento dos estudantes, desenvolver habilidades cognitivas, com ênfase na resolução de problemas e fomentar a construção de uma consciência crítica sobre a conservação dos solos. O estudo adotou uma abordagem de pesquisa-intervenção de natureza mista, combinando procedimentos qualitativos e quantitativos, com delineamento descritivo e transversal. Essa metodologia permitiu captar simultaneamente as percepções dos estudantes e mensurar os fenômenos observados. Os resultados mostraram que as atividades baseadas na PI favoreceram o engajamento, a troca de ideias e a construção colaborativa do conhecimento, além de fortalecer a autoconfiança dos alunos na resolução de problemas acadêmicos. Conclui-se que a adoção de metodologias que estimulam a participação ativa dos estudantes, como a Instrução entre Pares, configura uma estratégia eficaz para fortalecer o protagonismo estudantil e promover uma educação crítica, reflexiva e alinhada aos desafios socioambientais contemporâneos.

Biografia do Autor

Márcio Silveira Nascimento, Instituto Federal do Amazonas

Doutorando e Mestre em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Especialista docência para a Educação Profissional e Tecnológica (IFMT), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (UFPI) e Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Utilização de Recursos Naturais Amazônicos no Processo de Ensino e Aprendizagem - (URNAE/IFAM) e Professor na Educação Básica do Estado do Amazonas.

Jean Dalmo de Oliveira Marques, Instituto Federal do Amazonas

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental pelo Instituto de Pós Graduação-IPOG, Mestre em Agronomia pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutor em Biologia Tropical e Recursos Naturais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (PPGET/IFAM).

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Publicado

2025-11-06

Como Citar

Nascimento, M. S., & Marques, J. D. de O. (2025). Potencialidades da Peer Instruction na Educação em Solos: fortalecendo o protagonismo estudantil e a sustentabilidade ambiental. Educação, 50(1), e137/1–37. https://doi.org/10.5902/1984644491918