As vozes dos professores do ensino fundamental sobre a formação continuada: entre necessidades e vontades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644489549

Palavras-chave:

Formação continuada, Necessidades formativas, Educação básica

Resumo

Este artigo traz os resultados de uma pesquisa desenvolvida no campo da Formação de Professores, colocando em tela os processos de formação continuada no Brasil. A pesquisa, de cunho qualitativo, contou com a aplicação de questionário, composto por perguntas abertas e fechadas, disponibilizado na plataforma Google Formulários, com professores do ensino fundamental da rede estadual de educação de 17 estados brasileiros. Além de seu caráter qualitativo, incorpora também uma abordagem bibliográfica e documental, articulada com a aplicação do questionário composto por perguntas abertas e fechadas. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) que, em suas três etapas, permitiu a unitarização, categorização e construção de metatextos interpretativos. As respostas dos participantes foram unitarizadas nas unidades de significado, classificadas em subcategorias que foram sistematizadas em categorias temáticas mais amplas, permitindo uma compreensão de suas inter-relações, traduzidas neste artigo ao apresentar as mudanças educacionais como propulsoras para as necessidades formativas. Desta forma, tem-se como objetivo apresentar as vontades e necessidades formativas emergentes, identificadas nas mudanças educacionais, trazendo uma articulação com as legislações e a literatura sobre formação continuada. As respostas dos professores participantes explicitam a necessidade de uma formação continuada que seja ressignificada ao estabelecer um diálogo entre as necessidades formativas e as vontades, com a perspectiva da formação no contexto escolar. Ao fortalecer a formação continuada, o professor toma posição e se torna protagonista do seu desenvolvimento profissional, gerando um ciclo de pertencimento e engajamento com os desafios educacionais e a luta por direitos, melhorando a educação.

Biografia do Autor

Clei Cenira Giehl, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestranda em Educação, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, faz parte da linha de pesquisa Processos Educativos: Formação de Professores, Saberes e Práticas - GPPE. Possui graduação em Letras - Português, Inglês e suas respectivas literaturas, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2010), formada em Pedagogia (2019). Possui as seguintes especializações - Lato Sensu: Supervisão Escolar (2022), Psicopedagogia Institucional(2022), Atendimento educacional especializado (2021), Gestão cultural, desenvolvimento e mercado (2015) e Análise do Discurso - O discurso e suas interfaces (2012). Atualmente é professora do Estado do Rio Grande do Sul de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Além da experiência docente, possui experiência com Gestão cultural.

Luci Mary Duso Pacheco, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-2010). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-2002). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-1999). Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-1997). Atualmente é professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, nos Cursos de Pedagogia e Direito. Também é Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) - Mestrado e Doutorado em Educação, pela mesma Universidade. Foi representante de área das Ciências Humanas para o Campus de Frederico Westphalen e Chefe de Departamento de Ciência Humanas na URI no período de 2014 a 2018. Lider do Grupo de Pesquisa: Rede Iberoamericana de Estudos em Docência, Emancipação e Direito Educativo - RIEDEDE. Membro da RIIDE Internacional e Presidente do Comitê RIIDE - Brasil - Rede Internacional de Investigação em Direito Educativo. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da URI Campus de Frederico Westphalen. Avaliadora Ad-Hoc da Revista de Ciências Humanas da URI, da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - RBEP e Em Aberto, ambas do INEP, da Revista Atos de Pesquisa em Educação da FURB, da Revista Perspectiva, URI e da Revista Educação e Cultura Contemporânea ? REEDUC da Universidade Estácio de Sá, da Revista Educação e Realidade da UFRGS. Editora da Revista Pedagogia em Diálogo da URI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professor, atuando principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica, ensino-aprendizagem, gestão Educacional, formação de professor e educação do campo

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Publicado

2025-10-01

Como Citar

Giehl, C. C., & Pacheco, L. M. D. (2025). As vozes dos professores do ensino fundamental sobre a formação continuada: entre necessidades e vontades. Educação, 50(1), e128/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644489549

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