As vozes dos professores do ensino fundamental sobre a formação continuada: entre necessidades e vontades
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644489549Palavras-chave:
Formação continuada, Necessidades formativas, Educação básicaResumo
Este artigo traz os resultados de uma pesquisa desenvolvida no campo da Formação de Professores, colocando em tela os processos de formação continuada no Brasil. A pesquisa, de cunho qualitativo, contou com a aplicação de questionário, composto por perguntas abertas e fechadas, disponibilizado na plataforma Google Formulários, com professores do ensino fundamental da rede estadual de educação de 17 estados brasileiros. Além de seu caráter qualitativo, incorpora também uma abordagem bibliográfica e documental, articulada com a aplicação do questionário composto por perguntas abertas e fechadas. Os dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) que, em suas três etapas, permitiu a unitarização, categorização e construção de metatextos interpretativos. As respostas dos participantes foram unitarizadas nas unidades de significado, classificadas em subcategorias que foram sistematizadas em categorias temáticas mais amplas, permitindo uma compreensão de suas inter-relações, traduzidas neste artigo ao apresentar as mudanças educacionais como propulsoras para as necessidades formativas. Desta forma, tem-se como objetivo apresentar as vontades e necessidades formativas emergentes, identificadas nas mudanças educacionais, trazendo uma articulação com as legislações e a literatura sobre formação continuada. As respostas dos professores participantes explicitam a necessidade de uma formação continuada que seja ressignificada ao estabelecer um diálogo entre as necessidades formativas e as vontades, com a perspectiva da formação no contexto escolar. Ao fortalecer a formação continuada, o professor toma posição e se torna protagonista do seu desenvolvimento profissional, gerando um ciclo de pertencimento e engajamento com os desafios educacionais e a luta por direitos, melhorando a educação.
Referências
ALTENFELDER, Anna Helena. Desafios e tendências em formação continuada. Construção psicopedagógica, São Paulo, v. 13, n. 10, 2005. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542005000100004. Acesso em: 20 fev. 2023.
ANDRÉ, Marli. Formação de Professores: a Constituição de um Campo de Estudos. Educação, v. 33, n. 3, p. 174-181, 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/8075. Acesso em: 14 de abr. 2024.
BAUMAN, Zygmunt. Vida Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 17 nov. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial República Federativa do Brasil, Brasília, 1996.
BRASIL. Lei n. 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 dez. 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 24 ago. 2025.
BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 14 mai. 2024.
BRASIL. Lei n. 13.146 de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. 2015b. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm?msclkid=e03ca915a93011eca55b7de3600188ab. Acesso em 14 abr. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#estrutura. Acesso em: 20 mai. 2024.
CERUTTI, Elisabete; NOGARO, Arnaldo. Desafios Docentes no Ensino Superior: Entre a Intencionalidade Pedagógica e a Inserção da Tecnologia. Revista Ibero Americana de Estudos em Educação, v. 12, n.3, p. 1592-1609, jul./set. 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9119/6732. Acesso em: 27 nov. 2023.
CUNHA. Eugênio. Autismo na escola: Um jeito diferente de aprender, um jeito diferente de ensinar. 3.ed. Rio de Janeiro: Wak, 2015.
DALL’ACQUA, Maria Júlia Canazza. Atuação de professores do ensino itinerante face à inclusão de crianças com baixa visão na educação infantil. Paidéia (Ribeirão Preto) v. 17, n.36. Ribeirão Preto: jan./apr. 2007.
DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. 8 ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Edilson Silveira Santos. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO/MEC, 2009.
IMBERNÓN, Francisco. Novos desafios da docência no século XXI: a necessidade de uma nova formação docente, p. 75-82. In: GATTI, Bernadete Angelina (Org.) Por uma revolução no campo da formação de professores. São Paulo: Unesp/SP, 2015.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2003.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3. ed. rev. e ampl. Ed. Unijuí, Ijuí, 2016.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. São Paulo: Cortez: Brasília, DF: UNESCO, 2011.
NÓVOA, António. Formação de professores e Formação docente. 1990, SPCE.
NÓVOA. António. Formação contínua de professores: realidades e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1991.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Caderno de Pesquisa. v. 47, n. 166, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/?lang=pt. Acesso em: 24 mai. 2024.
PIAUÍ. Portaria Seduc-PI/GSE n. 810/2023 Teresina(PI), 19 de julho de 2023. Institui Programa Estadual de Incentivo à Formação Continuada de Professores e Gestores da Educação (+ Formação). Disponível em: https://www.seduc.pi.gov.br/arquivos/normativas/84-normativas-06-09-2023-11-19-51.pdf. Acesso em: 27 jun. 2024
VARGAS, Adriana; PORTILHO, Evelise Maria Labatut. Representações sociais e concepções epistemológicas de aprendizagem de professores da Educação Especial. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, SP, v.24, n.3, p. 359-372, jul./set. 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________

