Os cursos de Matemática e de Pedagogia da Unimontes: contextos legais e narrativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644491195

Palavras-chave:

Políticas Públicas Educacionais, Diretrizes Curriculares Nacionais, Formação de professores

Resumo

O presente artigo traz uma discussão acerca da formação de professores e as diretrizes curriculares nacionais, lançando um olhar sobre as impressões de professores formadores sobre o processo de implantação curricular de dois Cursos de licenciatura, com base na Resolução do Conselho Nacional de Educação/ Conselho Pleno (CNE/CP) nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Assim, propõe identificar se houve implicações da Resolução CNE/CP nº 2/2019 nos fazeres dos professores dos cursos de Matemática e Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no processo de implementação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de 2019. Destarte, foram entrevistados oito professores dos referidos Cursos, por meio de entrevista semiestruturada como ferramenta para a construção dos dados e metodologia de análise de conteúdo para análise e síntese das informações coletadas. Os resultados demonstram que o percurso que desencadeou a aprovação da Resolução CNE/CP nº 2/2019 desconsiderou os processos institucionais que estavam ocorrendo no interior da Universidade, bem como as manifestações da comunidade educativa. Além disso, foi apontado o seu caráter prescritivo, pela padronização curricular, e o seu alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), engendrando o retorno ao tecnicismo.

Biografia do Autor

Isabella Tolentino Prates, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (2023). Possui graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena - pela Universidade Estadual de Montes Claros (2010) e pós-graduação lato sensu em Educação à Distância (2013) e em Didática e Metodologia do Ensino Superior (2013). Atuou como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação: Conhecimento e Inclusão Social em Educação FaE/UFMG (2015). Mestre em Desenvolvimento Social pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social - PPGDS da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes (2009), com foco no estudo da Etnomatemática. Realizou estágio de pós-doutorado em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Cruzeiro do Sul (2022), sob a supervisão da Prof Dra Edda Curi. Trabalhou na Educação Básica de 1989 a 2016, exercendo, em escolas públicas e privadas, as funções de professora, supervisora, vice-diretora, diretora e na Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros/MG coordenou a Diretoria Técnico-pedagógica e a Divisão de Ensino Fundamental e Médio, tendo atuado, também, como inspetora e supervisora educacional. Participou como membro da Diretoria da Regional Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, triênio 2019-2021. Atuou como Coordenadora de Área de Gestão de Processos Educacionais do PIBID/UNIMONTES (2014 a 2018) e como Docente Orientadora de núcleos do Programa Residência Pedagógica (2018-2024). É professora efetiva do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Montes Claros. É membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Unimontes desde 2018, exercendo a vice-coordenação (2022-). Atua desde 2023 como Formadora Estadual do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) no âmbito do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNA), pela UFVJM/LEEI/SUDESTE. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação (GEPEd) que dedica-se a investigações que têm como foco: Formação de Professores, Processos de Ensino e de Aprendizagem, Currículo, Gestão e Avaliação Educacionais. 

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Publicado

2025-09-17

Como Citar

Prates, I. T., & Almeida, S. P. N. de C. e. (2025). Os cursos de Matemática e de Pedagogia da Unimontes: contextos legais e narrativos. Educação, 50(1), e116/1–30. https://doi.org/10.5902/1984644491195

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