Políticas Públicas Contemporâneas e os saberes da docência na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644487602Palavras-chave:
Docência na Educação Infantil, governamento, ContemporaneidadeResumo
Esta investigação constitui-se como recorte de um estudo maior, desenvolvido em nível de Mestrado Profissional em Educação, que tem como objetivo compreender como os saberes da docência se organizam e se transformam, por meio das condições políticas de um determinado tempo. Assim, este artigo problematiza as práticas de governamento exercidas pela Base Nacional Comum Curricular, na docência da Educação Infantil. Metodologicamente utiliza do referencial pós-crítico em especial das teorizações de Michel Foucault tomando o governamento como ferramenta teórico-analítica para as análises empreendidas. Buscamos o governamento neste trabalho, para entender como o poder se exerce, no sentido de condução das condutas de uns sobre outros ou sobre si mesmo. O corpus empírico, a materialidade para análise consiste em questionários narrativos realizados com docentes da Educação Infantil do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Com base nos escritos das docentes participantes, percebe-se que a Base Nacional Comum Curricular objetiva definir certos modos de ser docente, a partir de uma docência sensível e reflexiva, “criadoramente” e acolhedora, ativa e mediadora, no qual funcionam como estratégias de governamento para constituir uma normativa em torno de como ser um “bom docente” na Educação Infantil.
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