A produção científica sobre educação e empreendedorismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644469596

Palavras-chave:

Educação, Empreendedorismo, Produção Científica

Resumo

Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão da produção científica sobre educação e empreendedorismo para identificar características e tendências das pesquisas desenvolvidas sobre essa relação. As análises aqui empreendidas têm como finalidade indicar prevalências metodológicas, institucionais, temporais e espaciais dos estudos realizados sobre a questão, mas pretendem também indicar como o tema empreendedorismo é abordado nos estudos que o vinculam à Educação. Foi possível identificar, em duas décadas, crescimento acentuado na produção acadêmica que articula a discussão entre educação e empreendedorismo. Duas grandes áreas, Educação e Administração, produzem o maior número de estudos. A hipótese inicial da pesquisa, de que os estudos realizados na área da Educação assumiriam uma postura problematizadora, questionadora e crítica sobre a relação entre educação e empreendedorismo não se confirmou. A prevalência absoluta de estudos afinados com a indicação de caminhos para a adoção da educação empreendedora em diferentes níveis e modalidades de ensino foi um achado importante nesta pesquisa.

Biografia do Autor

Valdelaine Mendes, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela USP (2005), Professora Titular do Departamento de Ensino da Universidade Federal de Pelotas.

Cesar Melo, Prefeitura Municipal de Pelotas

Professor da Rede Municipal de Pelotas, Vice-diretor do Colégio Municipal Pelotense, Mestrando em Educação - IFSUL, Pelotas

 

Débora Sinoti, Prefeitura Municipal de Pelotas

Professora da Rede Municipal de Pelotas, Doutora em Educação, UFPel, 2021.

Samantha Guterres, Prefeitura Municipal de Pelotas

Servidora  da Rede Municipal de Ensino  de Pelotas, Mestranda em Educação - UFPEL.

Referências

AMARAL, Joseane Angela Pasquallido. Desenvolvimento de habilidades cognitivas e empreendedoras através do jogo de xadrez. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias na Educação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio Grandense (Campus Pelotas – Visconde da Graça). Pelotas, 2016.

ANTUNES, Ricardo. Empreendedorismo é mito em país que não cria trabalho digno, diz sociólogo. Entrevista a Ricardo Marchesan. Uol, São Paulo, 14 set. 2019. Disponível em:<https://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2019/09/14/entrevista-sociologo-ricardo-antunes-trabalho-emprego-empreendedorismo.htm. Acesso em: 12 ago. 2020.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A reforma do estado dos anos 1990: lógica e mecanismos de controle. Brasília: Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, 1997. 58p. (Cadernos MARE da reforma do estado; v. 1)

CHAVES, Henrique de Queiroz. Educação em empreendedorismo: a potencialização de negócios por meio do desenvolvimento de competências do empreendedor. 2006. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.

CORTEZ, Pedro Afonso; VEIGA, Heila Magali da Silva. Intenção empreendedora na universidade. Ciências Psicológicas, vol. 13, n. 1, p. 134-149, 2019.

ERDMANN, Alacoque Lorenzini et al. Formando empreendedores na enfermagem: promovendo competências e aptidões sócio-politicas. Enfermeria Global, n. 16, p. 1-10, jun. 2009.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação e Sociedade, Campinas, ano XXVIII, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.

FONTES, Virgínia. Capitalismo filantrópico? – múltiplos papéis dos aparelhos privados de hegemonia empresariais. Marx e o marxismo, v. 8, n. 14, jan./jun. 2020.

FREITAS, Luiz Carlos. A reforma empresarial da educação. São Paulo: Expressão Popular, 2019.

HORA, Miguel Fabrício Jacoput da. Projetistas periféricos: design emergente em região de alta vulnerabilidade. 2018. Dissertação (Mestrado em Design, Arte e Tecnologia) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2018.

KATREIN, Camila Siqueira; MARCASSA, Luciana Pedrosa. Os programas de aprendizagem profissional: crítica à empregabilidade formal e ao empreendedorismo como soluções para o desemprego juvenil. In: Reunião Anual da Anped,39, 2019, Niterói. Anais da 39 Reunião Anual da Anped, Niterói, 2019, p. 1-7. Disponível em: http://39.reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/sites/3/trabalhos/5186-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf. Acesso em: 12 mar. 2020.

KRAWCZYK, Nora. Ensino médio: empresários dão as cartas na escola pública. Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 126, p. 21-41, jan./mar. 2014.

KREIN, José Dari; COLOMBI, Ana Paula Fregnami. A reforma trabalhista em foco: desconstrução da proteção social em tempos de neoliberalismo autoritário. Educ. Soc., Campinas, v.40, e0223441, p.1-18, 2019.

ITELVINO, Lucimar da Silva et. al. Formação do empreendedor social e a educação formal: um estudo a partir da narrativa de história de vida. Ensaio: aval. pol. públ. educ, Rio de Janeiro, v. 26, n. 99, p. 471-504, abr./jun. 2018.

LEMOS, Flávia Cristina Silveira et al. Biopolítica, gênero e organismos internacionais: mercado dos direitos das mulheres. Fractal, Rev. Psicol., v.27, n. 3, p. 203- 210, 2015.

LIMA, Edmilson et al. Ser seu próprio patrão: aperfeiçoando-se a educação superior em empreendedorismo. Revista de Administração Contemporânea, v. 19, n. 4, p. 419-439, jul./ago. 2015.

LIMA Jr., Otávio Pedro Alves. O espírito do capitalismo e a cultura do empreendedorismo: educação e ideologia. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2011.

LOBATO, Paulo Lanes. Estudo do potencial empreendedor dos acadêmicos do sétimo período do curso de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa. Rev. Port. Cien. Desp., v. 9, n. 2, p. 83-96, 2015.

MELLO, Andrei Simão de. O manual pedagógico da educação empreendedora: proposta de ensino de empreendedorismo popular. 2018. Dissertação (Mestrado em Tecnologia para Inovação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

MENDES, Valdelaine; PERRELLA, Cileda Sant’Anna; CRUZ, Rosana Evangelista. A delimitação do objeto na pesquisa em política educacional. Jornal de políticas educacionais, v. 1, n. 8, p. 1-22, fev. 2019.

RAMOS, Altina; FARIA, Paulo M.; FARIA, Ádila. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação a investigação em ciências da educação. Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 17-36, jan./abr. 2014.

ROCHA, Estevão Lima de Carvalho; FREITAS, Ana Augusta Ferreira. Avaliação do ensino de empreendedorismo entre estudantes universitários por meio do perfil empreendedor. Revista de Administração Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 18, n. 4, p. 465-486, jul./ago. 2014.

SANTOS, A. L. F.; AZEVEDO, J.M.L. A pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico. Revista Brasileira de Educação, v. 14, número especial, p. 534-550, set./dez. 2009.

SEBRAE. RS institui Política Estadual de Educação Empreendedora. A lei sancionada pelo governador contou com a colaboração do Sebrae RS. Atualizada Em 10/1/2020. Disponível em: <https://sebraers.com.br/rs-institui-politica-estadual-deeducacaempreendedora/#:~:text=Com%20o%20objetivo%20de%20estimular,do%20Rio%20Grande%20do%20Sul>. Acesso em: 10 nov.2020.

SILVA, Cristina Amboni da. Empreendedorismo, tecnologia e design thinking: proposta de oficina para alunos concluintes da educação básica. 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação) – Universidade Federal de Santa Catarina (Campus Araranguá), Araranguá, 2017.

SILVA, Ernando Luiz Silvestre da. Um estudo do ensino-aprendizagem do empreendedorismo na Fafire. 2018. Dissertação (Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável) – Universidade de Pernambuco, Recife, 2018.

SGUISSARDI, Valdemar. Educação Superior no Brasil: democratização ou massificação mercantil. Educ. Soc., Campinas, v. 36, n. 133, p. 867-889, out./dez. 2015.

SOUZA, Ângela Maria de. O ensino de empreendedorismo no curso de Administração da Universidade Federal de Sergipe: a ótica de seus docentes. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, Alagoas, 2006.

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014.

ZOUAIN, Deborah Moraes; TORRES, Luciana Silva. A suposta modernização das relações de trabalho nas incubadoras de empreendimentos. Cadernos Ebape, Rio de Janeiro, v. 3, n. spe, p. 1-13, 2005.

Downloads

Publicado

2024-01-26

Como Citar

Mendes, V., Melo, C., Sinoti, D., & Guterres, S. (2024). A produção científica sobre educação e empreendedorismo. Educação, 49(1), e18/1–29. https://doi.org/10.5902/1984644469596