Resiliência e Emancipação humana: perspectivas antagônicas na defesa da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644471226

Palavras-chave:

Educação, Resiliência, Emancipação Humana

Resumo

A partir de pesquisa bibliográfica e sob a luz do Materialismo Histórico e Dialético, o texto objetiva oferecer contribuições para o debate sobre a dualidade que orienta a educação na sociedade capitalista, a qual está organizada na defesa da educação para a resiliência e na educação para a emancipação humana. Para tanto, o texto analisa as duas perspectivas presentes na defesa da educação para a classe trabalhadora e evidencia os reais interesses que se fazem presentes em tais propostas: a conservação ou a transformação de uma sociedade desigual, pautada na exploração da força de trabalho. As análises indicam que a educação para a resiliência atende aos interesses capitalistas de modo a formar indivíduos adaptados e subservientes aos seus ditames, enquanto que a educação para a emancipação humana, sistematizada no pensamento livre e em uma cultura sólida e ampla, possibilita a construção de uma nova era, pautada na igualdade e na liberdade entre os indivíduos.

Biografia do Autor

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Professora de História da Rede Pública do estado do Paraná.

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Publicado

2025-10-01

Como Citar

Flach, S. de F., & Boutin, A. C. B. D. (2025). Resiliência e Emancipação humana: perspectivas antagônicas na defesa da educação. Educação, 50(1), e132/1–20. https://doi.org/10.5902/1984644471226