Educação Infantil do/no Campo: um olhar sobre os posicionamentos e discussões do Movimento Interfóruns da Educação Infantil do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644484657

Palavras-chave:

Educação Infantil do/no Campo, Educação Infantil, Educação do Campo, Movimento Interfóruns da Educação Infantil do Brasil

Resumo

Este artigo tem como objetivo evidenciar os debates e posicionamentos dos pesquisadores associados ao Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (Mieib) sobre a Educação Infantil do Campo, no período de 2008 a 2019, por meio do mapeamento de produções disponíveis no site oficial do movimento. O interesse pelo movimento se justifica por ser uma importante organização autônoma, em defesa da Educação Infantil em suas diversas dimensões. Além disso, a temática surgiu também da importância de dar visibilidade às crianças e infâncias do campo, questão que tem se destacado nos últimos anos, especialmente depois da garantia do direito à educação pela Constituição Federal de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases de 1996. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em uma análise crítica e dialética e com uso de entrevistas. Além disso, apoia-se nas reflexões e estudos de Antonio Gramsci sobre a sociedade civil. Como resultado, identificou-se que o site agrega debates relacionados à Educação do Campo, aos movimentos sociais e a outras questões; mas ainda são poucos os estudos e pesquisa referentes à Educação Infantil do/no Campo e, quando aparecem, encontram-se imersos em pautas gerais da Educação Infantil. Sendo assim, ainda é tímido o debate sobre a Educação Infantil do Campo, apesar do Mieib apresentar um posicionamento comprometido com as crianças e as infâncias residentes em diversos contextos.

Biografia do Autor

Fernanda Cerqueira Candido da Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), localizada no município de Ilhéus/BA - Brasil, e atualmente bolsista da Fapesb desta mesma instituição. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Integrante do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPGE) da UESC. Pesquisa na área de Políticas Públicas com o foco na Educação Infantil do/ no Campo. Foi bolsista da CNPq durante os anos (2020-2021) e CNPQ-AF durante os anos (2021-2022) de iniciação científica pela UESC.

Emilia Peixoto Vieira, State University of Santa Cruz

Doutora em Educação pela Universidade Unicamp (2011) e Pós-doutorado na Universidade Sorbonne Paris Nord, no Grupo Experice (CNPq, 2021-2023), Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (2001) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996). Professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz, localizada no município de Ilhéus/BA - Brasil, e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação/PPGE na mesma instituição. É coordenadora do Grupo de Pesquisa (2006) CNPq Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPeGE) e do Projeto de Extensão Fortalecimento e Articulação da Educação Infantil/UESC (2008). É editora da Revista Educação Básica em Foco da Anpae (2019 -). Em 2021 e em 2023, obteve financiamentos do Consulado Francês em Recife de Apoio a eventos científicos franco-brasileiros no Nordeste, com o título "Crianças, Infâncias e Educação do Campo: Diversidades e Conexões Brasil e França". Coordena pesquisa regional “A Educação Infantil do/no Campo: da gestão à organização do trabalho pedagógico nas redes municipais de educação situadas na região Sul da Bahia” (2021-2025).

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Publicado

2024-05-14

Como Citar

Silva, F. C. C. da, & Vieira, E. P. (2024). Educação Infantil do/no Campo: um olhar sobre os posicionamentos e discussões do Movimento Interfóruns da Educação Infantil do Brasil. Educação, 49(1), e91/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644484657