Educação Infantil do/no Campo: um olhar sobre os posicionamentos e discussões do Movimento Interfóruns da Educação Infantil do Brasil

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644484657

Mots-clés :

Educação Infantil do/no Campo, Educação Infantil, Educação do Campo, Movimento Interfóruns da Educação Infantil do Brasil

Résumé

Este artigo tem como objetivo evidenciar os debates e posicionamentos dos pesquisadores associados ao Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (Mieib) sobre a Educação Infantil do Campo, no período de 2008 a 2019, por meio do mapeamento de produções disponíveis no site oficial do movimento. O interesse pelo movimento se justifica por ser uma importante organização autônoma, em defesa da Educação Infantil em suas diversas dimensões. Além disso, a temática surgiu também da importância de dar visibilidade às crianças e infâncias do campo, questão que tem se destacado nos últimos anos, especialmente depois da garantia do direito à educação pela Constituição Federal de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases de 1996. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em uma análise crítica e dialética e com uso de entrevistas. Além disso, apoia-se nas reflexões e estudos de Antonio Gramsci sobre a sociedade civil. Como resultado, identificou-se que o site agrega debates relacionados à Educação do Campo, aos movimentos sociais e a outras questões; mas ainda são poucos os estudos e pesquisa referentes à Educação Infantil do/no Campo e, quando aparecem, encontram-se imersos em pautas gerais da Educação Infantil. Sendo assim, ainda é tímido o debate sobre a Educação Infantil do Campo, apesar do Mieib apresentar um posicionamento comprometido com as crianças e as infâncias residentes em diversos contextos.

Bibliographies de l'auteur-e

Fernanda Cerqueira Candido da Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), localizada no município de Ilhéus/BA - Brasil, e atualmente bolsista da Fapesb desta mesma instituição. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Integrante do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPGE) da UESC. Pesquisa na área de Políticas Públicas com o foco na Educação Infantil do/ no Campo. Foi bolsista da CNPq durante os anos (2020-2021) e CNPQ-AF durante os anos (2021-2022) de iniciação científica pela UESC.

Emilia Peixoto Vieira, State University of Santa Cruz

Doutora em Educação pela Universidade Unicamp (2011) e Pós-doutorado na Universidade Sorbonne Paris Nord, no Grupo Experice (CNPq, 2021-2023), Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (2001) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996). Professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz, localizada no município de Ilhéus/BA - Brasil, e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação/PPGE na mesma instituição. É coordenadora do Grupo de Pesquisa (2006) CNPq Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPeGE) e do Projeto de Extensão Fortalecimento e Articulação da Educação Infantil/UESC (2008). É editora da Revista Educação Básica em Foco da Anpae (2019 -). Em 2021 e em 2023, obteve financiamentos do Consulado Francês em Recife de Apoio a eventos científicos franco-brasileiros no Nordeste, com o título "Crianças, Infâncias e Educação do Campo: Diversidades e Conexões Brasil e França". Coordena pesquisa regional “A Educação Infantil do/no Campo: da gestão à organização do trabalho pedagógico nas redes municipais de educação situadas na região Sul da Bahia” (2021-2025).

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Publié-e

2024-05-14

Comment citer

Silva, F. C. C. da, & Vieira, E. P. (2024). Educação Infantil do/no Campo: um olhar sobre os posicionamentos e discussões do Movimento Interfóruns da Educação Infantil do Brasil. Educação, 49(1), e91/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644484657