Enem, performatividade e desmemoriamento regional/local na história escolar.
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644471505Palavras-chave:
Ensino de História, Memória Histórica, Performatização, Narrativas Didáticas, Ensino MédioResumo
Este artigo procura refletir criticamente sobre a formação básica de jovens que cursam o Ensino Médio em uma escola pública de uma grande periferia do município de Ananindeua, na região metropolitana da capital do Estado do Pará, a partir do processo de desmemoriamento de importantes marcos históricos do passado nacional nas aulas de História, com foco na Data Magna estadual da “Adesão do Pará à Independência”. Abordagens históricas voltadas para o passado regional e local são cada vez mais raras nas salas de aula, o que nos fez pensar que a educação pública está muito mais inclinada para a “performatividade” dos resultados nos exames oficiais, do que para a formação humana e crítica ligada à cidadania. A partir da análise de dados empíricos oriundos de uma pesquisa sócioescolar feita em 2018 – com dados oficiais, currículos prescrito e efetivos, livros didáticos e entrevistas – percebemos que essa performatização se fez mais presente a partir da institucionalização do ENEM, ligado ao processo de globalização na área da Educação, cuja meta foi a de proporcionar a preparação do alunado para uma escolarização ligada à onicompetência, ao imediatismo e à inserção no mercado de trabalho, sem oportunizar reflexões críticas sobre a realidade política e social, vinculadas à formação para a cidadania, ética e para a vivência em sociedade.
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