Enem, performatividade e desmemoriamento regional/local na história escolar.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644471505

Palavras-chave:

Ensino de História, Memória Histórica, Performatização, Narrativas Didáticas, Ensino Médio

Resumo

Este artigo procura refletir criticamente sobre a formação básica de jovens que cursam o Ensino Médio em uma escola pública de uma grande periferia do município de Ananindeua, na região metropolitana da capital do Estado do Pará, a partir do processo de desmemoriamento de importantes marcos históricos do passado nacional nas aulas de História, com foco na Data Magna estadual da “Adesão do Pará à Independência”. Abordagens históricas voltadas para o passado regional e local são cada vez mais raras nas salas de aula, o que nos fez pensar que a educação pública está muito mais inclinada para a “performatividade” dos resultados nos exames oficiais, do que para a formação humana e crítica ligada à cidadania. A partir da análise de dados empíricos oriundos de uma pesquisa sócioescolar feita em 2018 – com dados oficiais, currículos prescrito e efetivos, livros didáticos e entrevistas – percebemos que essa performatização se fez mais presente a partir da institucionalização do ENEM, ligado ao processo de globalização na área da Educação, cuja meta foi a de proporcionar a preparação do alunado para uma escolarização ligada à onicompetência, ao imediatismo e à inserção no mercado de trabalho, sem oportunizar reflexões críticas sobre a realidade política e social, vinculadas à formação para a cidadania, ética e para a vivência em sociedade.

Biografia do Autor

Athos Matheus da Silva Guimarães, Universidade Federal do Pará

Licenciado em História pela Universidade Federal do Pará. Foi bolsista PIBIC no período de 2017 a 2018, tendo feito parte do Projeto de Pesquisa "Adesão do Pará à independência: memória e ensino de história".

Adilson Junior Ishihara Brito, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Pará; possui mestrado em História Social do Norte e Nordeste pela Universidade Federal de Pernambuco (2008); possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2016). É docente efetivo de Teoria da História e Metodologia da História na Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Ananindeua. É líder do Grupo de Estudos de Fronteira, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Atualmente ocupa o cargo de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PPGEH/PROFHISTORIA).

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Publicado

2024-02-29

Como Citar

Guimarães, A. M. da S., & Brito, A. J. I. (2024). Enem, performatividade e desmemoriamento regional/local na história escolar . Educação, 49(1), e46/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644471505