Horta Pedagógica: uma pesquisa-participante de formação de docentes em educação por projetos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644433426

Palavras-chave:

ensino baseado em hortas, educação por projetos, ecopedagogia.

Resumo

As hortas e jardins em escolas vêm sendo usadas como instrumento didático e projetos educacionais em todas as regiões do mundo. Para muitos autores é uma das melhores formas de promover vivências e transformações em termos ecopedagógicos, bem como, permite associar diferentes conteúdos curriculares significativos à ecologia, possibilitando um progresso da cultura social sustentável. Nessa perspectiva, este trabalho apresenta a abordagem teórica sobre o ensino baseado em hortas/jardins, utilizando os princípios desse método em uma pesquisa participante de formação docente em educação por projetos com três professoras de uma escola municipal de Joinville/SC. A pesquisa foi realizada em sete encontros com as professoras e três instrumentos diagnósticos: questionário semiaberto com as professoras, pré e pós-projeto e grupo focal com os alunos. A experiência apresentou como resultado a dinamização de conteúdos para inserção da pedagogia de hortas dentro do currículo escolar, e ao longo do processo, foi realizada a construção de uma horta pedagógica com auxílio dos alunos.

Biografia do Autor

Sérgio Murilo de Souza Filho, Associação de Proteção do Mangue da Barra do Saí (APREMAI- Itapoá)

Biólogo.

Especialistas em Ciência & Tecnologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Campus de Joinville.

Professor de ensino fundamental e médio no Colégio Krapp Coc em São Francisco do Sul, SC.

Coordenador de projetos de educação ambiental e gestão ambiental da Associação de Proteção do Mangue da Barra do Saí (APREMAI- Itapoá).

No ano de 2013 foi bolsista do Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEMA), fazendo parte do Núcleo de Pesquisa e Conservação do Zoológico de Salvador/BA - Nupec - Parque ZooBotânico Getulio Vargas, desenvolvendo pesquisa cientifica com primata amazônico.

Em 2011 fez parte da equipe da base de pesquisa do Projeto Tamar (Projeto Tartaruga Marinha) de Arembepe/BA, trabalhando com práticas e técnicas com a biologia da tartaruga do mar, Ecologia de Pesca, EtnoPesca e Educação Ambiental.

Na área técnica e consultorias ambientais, fez parte da equipe de consultores da Arcadis Brasil para Auditoria ambiental do porto de Itapoá (2018).

Trabalhou com etnoecologia, como técnico no Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira do Estado de Santa Catarina - PMAP SC, pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2016-2017).

Atuou como Técnico em Meio Ambiente no Grupo GPS Regional-BA, trabalhando com Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e seus Requisitos Legais, ISO 14001, ISO 9000.

Fala Inglês fluente, com vivências no exterior do Brasil, vivendo em países como Austrália e trabalhando em cruzeiros marítimos pela costa Européia.

Vanessa Aparecida Alves de Lima, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, Rondônia

Com Formação em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (1994) e Licenciatura em Geografia pela mesma instituição (1991), tenho pautado minha atividade profissional na pesquisa e docência: como pesquisadora, desde a formação universitária como bolsista PIBIC; Como docente, tenho experiência no Ensino Fundamental e Médio como professora de Geografia em escolas particulares e públicas, e como docente de Psicologia, inicialmente em faculdades particulares em vários cursos do Estado de Rondônia, onde ministrei Psicologia Aplicada, e atualmente, depois de ter sido professora substituta da UNIR, sou efetiva desde julho de 2004. Na UNIR tenho ministrado disciplinas como Ética, Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem e Psicologia Institucional, além de ser Supervisora de Estágio em Psicologia Escolar. Como preparo profissional e para referendar as escolhas profissionais de minha vida, especializei-me em Metodologia do Ensino pela UNIR (1997) e fiz Mestrado e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - USP (2000/2005). Desenvolvo pesquisas na área da Psicologia Moral, Ecopsicologia e Psicologia Escolar. Sou Psicóloga associada ao Conselho Federal de Psicologia (CFP) e à Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) . Co-autora dos livros: Psicologia e Saúde na Amazônia: Pesquisa e realidade brasileira. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003, p. 15-37, organizado por RIBEIRO, Ronilda; NENEVÉ, Miguel e PROENÇA, Marilene; Reflexões e Sugestões Práticas para Atuação na Educação Infantil. Campinas, SP: Alínea, 2008, p. 79-89, organizado por BRASILEIRO, T. S. A.; AMARAL, N. F. G.; VELANGA, C.

ATUALMENTE À DISPOSIÇÃO DO CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA.

Referências

BAILEY, Liberty Hyde. The nature study idea. New York: McMillan Co. 1909. Disponível em: https://ia801409.us.archive.org/0/items/naturestudyideai1909bail/naturestudyideai1909bail_bw.pdf. Acesso em: 15 out. 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1997. 126 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 7 ago. 2017.

CAPRA, Fritjof. Speaking nature´s language: principles for sustainability. San Francisco, Ca: Sierra Club Books, 2005.

DESMOND, Daniel; GRIESHOP, James; SUBRAMANIAM, Aarti. Revisiting garden-based learning in basic education. Rome: Food and Agriculture Organization: Paris: International Institute for Educational Planning, 2002. Disponível em: http://www.fao.org/3/a-aj462e.pdf. Acesso em: 12 nov. 2017.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. São Paulo: Peirópolis. 2000.

GADOTTI, Moacir. Qualidade na educação: uma nova abordagem. In: CONGRESSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: QUALIDADE NA APRENDIZAGEM, 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2013. Disponível em: http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/14_02_2013_16.22.16.85d3681692786726aa2c7daa4389040f.pdf. Acesso em: 25 out. 2017.

GATTI, Bernardete Angelina. Grupo Focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber, 2005.

GROWING a school Garden: a guide for northeast lowa schools. Decorah, IA: The Northeast Iowa Food: Fitness Initiative, 2013. Disponível em: http://www.iowafoodandfitness.org/uploads/PDF_File_14846985.pdf. Acesso em: 11 set. 2017.

HOLMGREN, David. Os fundamentos da permacultura. Disponível em: http://holmgren.com.au/. Acesso em: 13 out. 2017.

LIMA, Vanessa Aparecida Alves de. Ecologia e juízo moral: vozes de lideres ambientais em Rondônia. Psicologia, Ciência e Profissão. v. 3, n. 3, p. 464-477, 2010.

MORIN, Edgar; KERN, Anne-Brigitte. Terra-Pátria. Porto Alegre: Sulina, 2003.

NICOLOSI, José Mario (Direção). Um plano para salvar o planeta. Animação: Turma da Mônica. 10’16’’. Color. Trilha original: Estúdios MSP. Rio de Janeiro: Produção Maurício de Souza Produções e Filmes & Arts, 2011.

ONU - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Meio Ambiente e Desenvolvimento. Agenda 21. Assembleia Geral da ONU de 22/12/1989. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 1992. Disponível em: http://www.onu.org.br/rio20/img/2012/01/agenda21.pdf. Acesso em: 30 out. 2017.

OZER, Emily J. The Effects of school gardens on students and schools: conceptualization and considerations for maximizing healthy development. Health Education & Behavior, v. 34, n. 6, p. 846-863, 2007.

SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SASSI, Juliana Saraçol. Educação do campo e ensino de ciências: a horta escolar interligando saberes. 2014. 154 p. Dissertação (Mestrado em Educação e Ciência: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, 2014.

SLY, Carolie. A variety of teaching strategies based on students´ levels of development and brian-based research. Center for Ecoliteracy. 2015 Disponível em: https://www.ecoliteracy.org/article/teaching-strategies. Acesso em: 22 abr. 2017.

SOUZA-FILHO, Sérgio Murilo. Pedagogia de hortas: novo foco para essa ferramenta amplamente utilizada pela educação ambiental. 2016. 53 p. Monografia (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Faculdade das Ciências Agrárias e da Saúde, União Metropolitana de Educação e Cultura. Lauro de Freitas, 2016.

THOMAS, John. A review on research on Project-Based Learning. San Clement, California: The Autodesk Foundantion. 2000. Disponível em: http://www.bie.org/object/document/a_review_of_research_on_project_based_learning. Acesso em: 18 out. 2017.

Downloads

Publicado

2020-05-13

Como Citar

Filho, S. M. de S., & Lima, V. A. A. de. (2020). Horta Pedagógica: uma pesquisa-participante de formação de docentes em educação por projetos. Educação, 45(1), e37/ 1–28. https://doi.org/10.5902/1984644433426