Pedagogical Vegetable Garden: a participant-research of teacher’s training on education by projects

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644433426

Keywords:

Garden based learning, Project based learning, Ecopedagogy. Teachers

Abstract

School gardens have been used as didactic instrument and educational projects in all regions of the world. For many authors, they are considered one of the best ways to promote experiences and transformations in ecopedagogical terms, as well as to allow the association of different significant curricular contents to the ecology, making possible the progress of sustainable social culture. In this perspective, this work presents a theoretical approach on garden based learning using this method in classroom and also a participant research on teacher education using project based learning model with three teachers from a municipal school in Joinvile-SC. The research was carried through seven meetings with the teachers, and three diagnostic tools: a semi-open questionnaire, pre and post-project with the teachers and a focus group with the students. The experience showed out as results offer the dynamization of contents into garden´s pedagogy within the school curriculum and throughout the process was made a construction of a pedagogic garden with the help of students throughout the process.

Author Biographies

Sérgio Murilo de Souza Filho, Associação de Proteção do Mangue da Barra do Saí (APREMAI- Itapoá)

Biólogo.

Especialistas em Ciência & Tecnologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Campus de Joinville.

Professor de ensino fundamental e médio no Colégio Krapp Coc em São Francisco do Sul, SC.

Coordenador de projetos de educação ambiental e gestão ambiental da Associação de Proteção do Mangue da Barra do Saí (APREMAI- Itapoá).

No ano de 2013 foi bolsista do Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEMA), fazendo parte do Núcleo de Pesquisa e Conservação do Zoológico de Salvador/BA - Nupec - Parque ZooBotânico Getulio Vargas, desenvolvendo pesquisa cientifica com primata amazônico.

Em 2011 fez parte da equipe da base de pesquisa do Projeto Tamar (Projeto Tartaruga Marinha) de Arembepe/BA, trabalhando com práticas e técnicas com a biologia da tartaruga do mar, Ecologia de Pesca, EtnoPesca e Educação Ambiental.

Na área técnica e consultorias ambientais, fez parte da equipe de consultores da Arcadis Brasil para Auditoria ambiental do porto de Itapoá (2018).

Trabalhou com etnoecologia, como técnico no Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira do Estado de Santa Catarina - PMAP SC, pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2016-2017).

Atuou como Técnico em Meio Ambiente no Grupo GPS Regional-BA, trabalhando com Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e seus Requisitos Legais, ISO 14001, ISO 9000.

Fala Inglês fluente, com vivências no exterior do Brasil, vivendo em países como Austrália e trabalhando em cruzeiros marítimos pela costa Européia.

Vanessa Aparecida Alves de Lima, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, Rondônia

Com Formação em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (1994) e Licenciatura em Geografia pela mesma instituição (1991), tenho pautado minha atividade profissional na pesquisa e docência: como pesquisadora, desde a formação universitária como bolsista PIBIC; Como docente, tenho experiência no Ensino Fundamental e Médio como professora de Geografia em escolas particulares e públicas, e como docente de Psicologia, inicialmente em faculdades particulares em vários cursos do Estado de Rondônia, onde ministrei Psicologia Aplicada, e atualmente, depois de ter sido professora substituta da UNIR, sou efetiva desde julho de 2004. Na UNIR tenho ministrado disciplinas como Ética, Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem e Psicologia Institucional, além de ser Supervisora de Estágio em Psicologia Escolar. Como preparo profissional e para referendar as escolhas profissionais de minha vida, especializei-me em Metodologia do Ensino pela UNIR (1997) e fiz Mestrado e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - USP (2000/2005). Desenvolvo pesquisas na área da Psicologia Moral, Ecopsicologia e Psicologia Escolar. Sou Psicóloga associada ao Conselho Federal de Psicologia (CFP) e à Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) . Co-autora dos livros: Psicologia e Saúde na Amazônia: Pesquisa e realidade brasileira. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003, p. 15-37, organizado por RIBEIRO, Ronilda; NENEVÉ, Miguel e PROENÇA, Marilene; Reflexões e Sugestões Práticas para Atuação na Educação Infantil. Campinas, SP: Alínea, 2008, p. 79-89, organizado por BRASILEIRO, T. S. A.; AMARAL, N. F. G.; VELANGA, C.

ATUALMENTE À DISPOSIÇÃO DO CENTRO TECNOLÓGICO DE JOINVILLE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA.

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Published

2020-05-13

How to Cite

Filho, S. M. de S., & Lima, V. A. A. de. (2020). Pedagogical Vegetable Garden: a participant-research of teacher’s training on education by projects. Education, 45(1), e37/ 1–28. https://doi.org/10.5902/1984644433426