Sobre o gesto da escrita e outras coisas mais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644484683

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, História, Escrita

Resumo

O referido texto é uma resenha do livro intitulado 'Fazer a mão: por uma escrita inventiva na universidade' (Lisboa: Edições do Saguão, 2019) do professor português Jorge Ramos do Ó.

Biografia do Autor

Jefferson Pereira de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Doutorando em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Membro dos Grupos de Pesquisa CNPq "Pesquisas em Educação, Sociedade e Trabalho" (IFRS - Campus Farroupilha) e "Educação, Filosofia e Multiplicidade na Contemporaneidade" (UCS). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus Farroupilha).

Viviane Cristinan Pereira dos Santos Maruju, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda em Educação (PPGEdu) da Universidade de Caxias do Sul - UCS na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação com bolsa PROSUP/CAPES (2020-2023). Mestrado em Educação (PPG-Edu) pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, com bolsa PROSUP/CAPES (2017-2018). Licenciada em Letras-Português também pela UCS (2015). Na docência, atua como como professora de Literatura para o Ensino Médio na rede particular de ensino de Caxias do Sul - RS; além de desenvolver experimentações literárias pelas práticas de leitura e escrita no Ateliê Literário ( espaço para atividades complementares ao estudo da Literatura Curricular). Pesquisa as o ato de literaturar como uma experiência literário para o Ensino Médio, a partir das contribuições teóricas dos críticos literários franceses Maurice Blanchot e Roland Barthes, da Literatura de Hilda Hilst e dos tensionamentos da Pedagogia da Diferença. Atua ainda como membro Grupo de Pesquisa CNPq - Educação, Filosofia e Multiplicidade na Contemporaneidade/UCS bem como na linha de pesquisa Formação de Professores da Educação Básica do Observatório de Educação da UCS.

Sônia Regina da Luz Matos, Universidade de Caxias do Sul

Pesquisadora do PPGEDU/UCS, Professora do PROFOR, Membro da Sociedade Brasileira de Filosofa da Educação (Sofie), Associação Brasileira de Alfabetização (Abralf); Grupo de Pesquisa CNPq: Educação, Filosofia e Multiplicidade Contemporaneidade/UCS) e Observatório de Educação/UCS. Gestão científica esteve na Coordenação Pibid Institucional-UCS, Pibid Pedagogia-UCS, Linha de Formação de Professores. Formação acadêmica: Estágio. Pós-Doutorado (2016), Université Paris 10 - Nanterre, Laboratório de filosofia, arte e estética. Pós-doutorado em Filosofia, arte e estética (Nanterre 10- Bolsa CNPq), Doutorado em cotutela em Educação (UFRGS) e Sciences de l'Education (Université Lumière Lyon 2), Mestra em Educação (PUCRS), Graduada em Pedagogia Matérias Pedagógicas (PUCRS), Supervisão Escolar e séries iniciais (PUCRS). Especialista em Psicopedagogia. Bolsa de pesquisas internacional: , Bolsa Accueil Rhônes Alpes (Lyon/França), Bolsa Doutoral Sanduíche no Exterior França (CAPES) e Bolsa de Intercâmbio Interinstitucional na Universidad Complutence, Madrid (Espanha/PUCRS). Bolsa de pesquisa nacional: Doutorado Observatório de Educação Escrileituras (INEP/CAPES/UFRGS), Bolsa Mestrado CNPq/PUCRS e Bolsa de Iniciação Científica CNPq/PUCRS e Kellog (PUCRS. Participou da Mobilidade Universitária entre UCS e Université Lumière Lyon 2 (Institut des Pratiques d'Education et de Formation - ISPEF) em Lyon - França. Participou de Programas de Extensão Universitária em campus avançado no Nordeste, Amazônia e Roraima. Produção pela Pedagogia da Diferença, semiótica em rizoma: em linguagem, currículo, escrita, didática, alfabetização, formação de professores.

Referências

NIETZSCHE, Friedrich. Aurora: reflexões sobre os preconceitos morais. Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Ó, Jorge Ramos do. Fazer a mão: por uma escrita inventiva na universidade. Lisboa: Edições do Saguão, 2019.

Downloads

Publicado

2024-05-13

Como Citar

Almeida, J. P. de, Maruju, V. C. P. dos S., & Matos, S. R. da L. (2024). Sobre o gesto da escrita e outras coisas mais. Educação, 49(1), e89/1–7. https://doi.org/10.5902/1984644484683

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.