Educação no Brasil no século XVIII e início do século XIX: olhares em escala

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644473583

Palavras-chave:

História da Educação, Brasil Colonial, Micro-história

Resumo

O objetivo desse artigo é partir de uma visão geral dos principais processos educativos presentes no Brasil colonial para contrastá-los com dinâmicas específicas vivenciadas numa região singular, a capitania de Minas Gerais, indicando as principais tendências investigativas sobre o tema. Essa abordagem permite vislumbrar as ações das instituições dominantes no cenário colonial, isto é, o Estado português e a Igreja Católica, e o envolvimento de diferentes grupos sociais e indivíduos em atividades educativas, mesmo que distanciadas daquelas instituições. Tendo em vista o desvendamento dos mecanismos envolvidos nas diferentes formas de relação com a educação em seus diversos entendimentos sobre ela, desde que se instalaram as primeiras instituições educativas e se iniciaram processos escolares e não escolares no Brasil, utiliza-se a abordagem que considera as diferentes escalas de análise, transitando dos processos gerais para as dinâmicas particulares, numa perspectiva orientada pela micro-história e suas propostas metodológicas, a fim de realçar sua pertinência para uma compreensão mais refinada da história da educação brasileira em seus tempos iniciais.

Biografia do Autor

Thais Nivia de Lima e Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular de História da Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de PósGraduação em Educação (linha História da Educação) da mesma instituição. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001), pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense e na Universidade de Lisboa (2006-2007), e pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2012-2013). Tem experiência nas áreas de Educação e de História, com ênfase em História da Educação, e orienta trabalhos sobre a história da educação no período colonial brasileiro e latino americano. É pesquisadora do Centro de Pesquisa em História da Educação (UFMG), no qual desenvolve pesquisa sobre educação e práticas educativas no período colonial. Líder do Grupo de Pesquisa CEIbero - Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos. É bolsista de produtividade do CNPq e do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG. Associada da Sociedade
Brasileira de História da Educação e da Associação Nacional de História.

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Publicado

2024-03-26

Como Citar

Fonseca, T. N. de L. e. (2024). Educação no Brasil no século XVIII e início do século XIX: olhares em escala. Educação, 49(1), e69/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644473583

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