Pensando uma revisitação de fontes orais na Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644486680Palavras-chave:
Educação Matemática, História Oral, NarrativasResumo
Este artigo é proveniente de uma pesquisa de doutorado que realizou a constituição intencional de fontes orais, através da História Oral, para desenvolver uma pesquisa de caráter historiográfico. As discussões percebidas naquele trabalho possibilitaram a refletir sobre um movimento novo, no que tange ao tratamento e a mobilização de narrativas no campo da História Oral e Educação Matemática. Trata-se do que chamamos nesse artigo de revisitação de fontes orais e este texto, busca apresentar as principais potencialidades deste movimento para as pesquisas que também se utilizam desse referencial teórico metodológico. A revisitação de fontes orais, por parte dos entrevistados e do próprio pesquisador, além da mobilização de diversas áreas do campo da memória, nos possibilita com que sejam feitas novas reflexões sobre o fazer metodológico da abordagem da História Oral. Os resultados obtidos reforçam para a importância da preservação e a guarda institucional, das fontes orais produzidas. Essa pesquisa é vinculada ao Grupo de História Oral e Educação Matemática (GHOEM) e espera-se poder contribuir com outras pesquisas dentro e fora desse grupo, ao compartilhar estes resultados.
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