A educação ambiental e a prática pedagógica: um diálogo necessário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644433540

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Prática Educativa, Ensino Fundamental.

Resumo

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental – DCNEA (BRASIL, 2012), a Educação Ambiental deve estar presente no currículo do ensino formal, de modo contínuo, permanente e interdisciplinar. Com base nesta perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo identificar por meio do relato dos professores, como são desenvolvidas as Práticas em EA do Projeto Equidade da Rede Municipal de Curitiba-PR. Como proposta metodológica delimitaram-se três instrumentos de coleta de dados, pesquisa bibliográfica, análise documental e questionário. No que se refere ao questionário, o mesmo se deu por meio da técnica Delphi, realizado com os professores da Prática de Educação Ambiental, de escolas que participam do Projeto Equidade. Os resultados apontaram à necessidade de maiores subsídios teóricos e metodológicos aos professores, para que possam promover aprendizagens mais significativas por meio das práticas em EA, apontando assim, a relevância de se trabalhar com os problemas que afetam principalmente a região local, permitindo assim um envolvimento maior por parte do professor, trazendo reflexões imprescindíveis para a temática ambiental, sendo elas, culturais, sociais, econômicas, políticas e históricas.

Biografia do Autor

Chrizian Karoline Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Mestre em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR. Possui Graduação em Pedagogia, Especialização em Formação de Tutores. Professora responsável do Estágio Supervisionado da Faculdade Unina. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental e Complexidade (GEPEACOM). O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001

Daniele Saheb, Pontifícia Universidade Católica do Panará (PUCPR)

Doutora em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná, Possui Graduação em Pedagogia, Especialização em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento e Mestrado em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná, Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Daniela Gureski Rodrigues

Coordenadora de estágio na Faculdade São Braz. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Educação Ambiental com ênfase em espaços educadores e sustentáveis(UFPR, 2015) e Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Membro do Grupo de pesquisa:Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (PUCPR) ; Educação, Meio Ambiente e Sociedade - Universidade Federal do Paraná. Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental (PUCPR) atuando principalmente nos seguintes temas: Complexidade, Educação Infantil, Educação Ambiental,Formação docente e Prática pedagógica.

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Publicado

2020-03-29

Como Citar

Oliveira, C. K., Saheb, D., & Rodrigues, D. G. (2020). A educação ambiental e a prática pedagógica: um diálogo necessário. Educação, 45(1), e25/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984644433540