Estado do Conhecimento sobre estágio supervisionado na educação infantil: um olhar para a relação universidade-campo profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644488082

Palavras-chave:

Educação Infantil, Estágio supervisionado, Relação Universidade e Campo Profissional

Resumo

O debate sobre o estágio supervisionado na educação infantil vem crescendo desde a sua inclusão obrigatória no Curso de Pedagogia, conforme determinado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (Brasil, 2006). Fundamentado em um Estado do Conhecimento (Morosini; Kohls-Santos, 2021), este artigo apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa que analisa como a relação universidade e campo profissional tem sido discutida nas dissertações e teses brasileiras que versam sobre o estágio mencionado. O recorte temporal compreende um período de dez anos, 2013 a 2022, em continuidade aos mapeamentos realizados por Melo (2014) e Silva (2016) que analisaram os períodos de 2006-2012 e 2007-2012, respectivamente. São também consideradas as mudanças políticas, sociais e econômicas tanto no âmbito da formação inicial quanto da educação básica no referido período. A busca das produções se deu no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Das 15 produções encontradas, seis compõem o corpus de análise, considerando os critérios de inclusão e exclusão. As percepções sobre a relação universidade e campo profissional foram analisadas a partir de três dimensões: tipos de formalização, papéis e protagonismo atribuídos aos diferentes atores, e relações entre os atores. Os resultados indicam que esta relação favorece o trabalho coletivo e a valorização dos sujeitos. Indica ainda fragilidades e tensões que impactam nas relações e na aprendizagem dos estudantes.

Biografia do Autor

Thainy Kléia Lira Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na linha de pesquisa Educação, Culturas e Currículos. Mestra em Educação (2016) e Pedagoga pela UFAL (2010). Especialista em Psicologia e Desenvolvimento Infantil pela Faculdade Metropolitana (2021). Atualmente é pesquisadora do grupo de pesquisa Educação Infantil e Desenvolvimento Humano/GPEIDH-UFAL, professora efetiva de educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Maceió (SEMED), atuando como Coordenadora Técnica de Educação Infantil do Município. Tem experiências em formação de professores e pesquisa em Educação Infantil, atuando, principalmente, nos seguintes temas: currículo, abordagem High/Scope; formação de professores, documentação pedagógica e estágio supervisionado.

Lenira Haddad, Universidade Federal de Alagoas

Pós-doutorado em Psicologia Social no Laboratório de Psicologia Social da Universidade Aix-Marseille, França (2011), Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (1997).

Maria Assunção Folque, University of Évora

Doutora em Educação pelo Institute of Education, University of London (2008); Foi Educadora de Infância (1981-1993) e atualmente é Professora Associada no Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora. Membro do Movimento da Escola Moderna Portuguesa. Membro integrada do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP-EU), coordenando o tema Formação e Desenvolvimento Profissional; Áreas de investigação: Pedagogia da Educação de Infância; Educação para a Sustentabilidade; Qualidade na Educação de Infância; Escuta de crianças; Desenvolvimento Profissional de Educadores de Infância e Professores do 1º CEB, utilizando as teorias socioculturais de aprendizagem e desenvolvimento, nomeadamente a Teoria da Atividade.

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Publicado

2025-04-03

Como Citar

Cavalcante, T. K. L., Haddad, L., & Folque, M. A. (2025). Estado do Conhecimento sobre estágio supervisionado na educação infantil: um olhar para a relação universidade-campo profissional. Educação, 50(1), e43/1–31. https://doi.org/10.5902/1984644488082

Edição

Seção

Dossiê: Aprendizagem da profissão docente no estágio da educação Infantil

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