Estado do Conhecimento sobre estágio supervisionado na educação infantil: um olhar para a relação universidade-campo profissional
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644488082Palavras-chave:
Educação Infantil, Estágio supervisionado, Relação Universidade e Campo ProfissionalResumo
O debate sobre o estágio supervisionado na educação infantil vem crescendo desde a sua inclusão obrigatória no Curso de Pedagogia, conforme determinado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (Brasil, 2006). Fundamentado em um Estado do Conhecimento (Morosini; Kohls-Santos, 2021), este artigo apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa que analisa como a relação universidade e campo profissional tem sido discutida nas dissertações e teses brasileiras que versam sobre o estágio mencionado. O recorte temporal compreende um período de dez anos, 2013 a 2022, em continuidade aos mapeamentos realizados por Melo (2014) e Silva (2016) que analisaram os períodos de 2006-2012 e 2007-2012, respectivamente. São também consideradas as mudanças políticas, sociais e econômicas tanto no âmbito da formação inicial quanto da educação básica no referido período. A busca das produções se deu no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Das 15 produções encontradas, seis compõem o corpus de análise, considerando os critérios de inclusão e exclusão. As percepções sobre a relação universidade e campo profissional foram analisadas a partir de três dimensões: tipos de formalização, papéis e protagonismo atribuídos aos diferentes atores, e relações entre os atores. Os resultados indicam que esta relação favorece o trabalho coletivo e a valorização dos sujeitos. Indica ainda fragilidades e tensões que impactam nas relações e na aprendizagem dos estudantes.
Referências
ALARCÃO, Isabel; TAVARES, José. Supervisão da Prática Pedagógica: uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. Coimbra: Almedina, 2013.
ANJOS, Cleriston Izidro dos; MILLER, Stela. Universidade e escola em parceria: uma proposta de projeto para o desenvolvimento do estágio supervisionado destinado à formação do professor de educação infantil. Ensino Em Re-Vista, v. 21, n. 2, p. 209-220, jul./dez. 2014. Disponível: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/28016/15424. Acesso em: 08 abr. 2024.
ARCADINHO, Ana; FOLQUE, Maria Assunção; LEAL-DA-COSTA, Conceição. Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, v. 22, n. 2, p. 5-23, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29173.
BRASIL. Lei 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 20 abr. 2024.
BRASIL. Resolução nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf Acesso em: 20 abr. 2024.
BRASIL. Resolução nº 2/2015 de 07 de janeiro de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16870-res-cne-cp-001-07012015&category_slug=janeiro-2015-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 21 abr. 2024.
BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2/2019 de 20 de dezembro. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22019.pdf. Acesso em: 22 abr. 2024.
FIALHO, Isabel; ARTUR, Ana. Aprender a ser educador de infância com a prática de ensino supervisionada. Poiésis, Tubarão, v. 12, n. 21, p. 57-77, jan./jun. 2018. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/index. Acesso em: 10 fev. 2025.
FOLQUE, Maria Assunção; LEAL-DA-COSTA, Conceição; ARTUR, Ana. A formação inicial e o desenvolvimento profissional de educadores/professores monodocentes: os desafios do isomorfismo pedagógico. In: CORRÊA, Carlos Humberto Alves; CALVANCANTI, Lucíola Inês Pessoa; BISSOLI, Michelle de Freitas. Formação de professores em perspectiva. Manaus: EDUA, 2016, p. 17-235
FOLQUE, Maria Assunção. A formação de educadores/as de infância: da exigência e complexidade da profissão no mundo atual, ao projeto de formação na UniverCidade de Évora. Poiésis, Tubarão, v. 12, n. 21, p. 32-56, Jan/Jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.19177/prppge.v12e21201832-56.
FORMOSINHO, João. Dilemas e tensões da Universidade frente à formação de profissionais de desenvolvimento humano. Cadernos de Pedagogia Universitária, São Paulo, 2009. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.prpg.usp.br/attachments/article/640/Caderno_8_PAE.pdf. Acesso em: 30 jan. 2025.
GOMES, Marineide de Oliveira. Universidade e escolas de educação infantil: identidade e formação contextualizada. In: REIS, Magali; XAVIER, Maria do Carmo; SANTOS, Lorene dos. Crianças e infâncias: educação, conhecimento, cultura e sociedade. São Paulo: Annablume, 2012.
LÜDKE, Menga. Universidade, escola de educação básica e o problema do estágio na formação de professores. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 95-108, ago./dez. 2009. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br. Acesso em:05 jun. 2024
MOROSINI, Marília; KOHLS-SANTOS, Priscila; BITTENCOURT, Zoraia. Estado do Conhecimento: teoria e prática. Curitiba: CRV, 2021.
NÓVOA, Antônio. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão como docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n.166, p. 1106-1133, dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 05 abr. 2024.
NÓVOA, Antônio. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Salvador: Sec/IAT, 2022.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Deslocamentos, aproximações, encontros: estágio docente na educação infantil. In: GOMES. Marineide de oliveira (Org.). Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino pesquisa e extensão. São Paulo: Loyola, 2011.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Educação Infantil: Saberes e Fazeres da Formação de Professores. 5. ed. Campinas: Papirus, 2012.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Prefácio. In: SOUSA, Karla Cristina Silva [et al.] (Org.). O estágio supervisionado: experiências descoloniais. São Luís: EDUFMA, 2019. Disponível em: http://www.gegfopeb.com.br/wp content/uploads/2020/12/O_ESTAGIO_SUPERVISIONADO.pdf. Acesso em: 10 abr. 2024.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 8. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Cortez, 2017.
ZABALZA, Miguel. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
ZEICHNER, Kenneth M. Formando professores reflexivos para a educação centrada no aluno: possibilidades e contradições. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite. Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: UNESP, 2003, p. 35-56.
Referências das teses e dissertações analisadas no Estado do Conhecimento
BONFANTI, Claudete. O estágio na formação de professoras para a educação infantil: as significações das estagiárias do curso de pedagogia. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
LIMA, Tathiane Rodrigues. O estágio na formação inicial do professor de Educação Infantil no curso de Pedagogia da FACED/UFC: perspectivas docente e discente. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
MELO, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz. O estágio supervisionado como contexto de formação docente específica para educação infantil: o que dizem os formandos sobre suas aprendizagens? 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
OLIVEIRA, Mariana Felício Silva de. O estágio supervisionado da educação infantil no curso de pedagogia da FCT/UNESP. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciência e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2016.
SILVA, Janaila dos Santos. Dimensões de um modelo sustentável de formação de professores da Educação Infantil: em busca de possibilidade. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
SILVA, Priscila Alves. Encontros de formação na educação infantil: experiências partilhadas no estágio supervisionado do curso de pedagogia. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________

