A Abordagem Desenvolvimentista da Educação Física na prática pedagógica da Educação Infantil
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644488615Mots-clés :
Educação Física, Educação Infantil, Abordagem DesenvolvimentistaRésumé
O objetivo desta pesquisa foi identificar as contribuições e/ou limitações da Abordagem Desenvolvimentista da Educação Física para orientar os planejamentos de brincadeiras na Educação Infantil. Participaram do estudo, desenvolvido por meio de um Projeto de Extensão, acadêmicos/as de cursos de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia e professores formados nas mesmas áreas mencionadas. A produção dos dados foi desenvolvida em 2023 e se caracterizou como uma pesquisa-ação. A pesquisa-ação aconteceu a partir de seis encontros presenciais com os/as participantes, seguindo o ciclo de planejamento, ação, observação e reflexão. Nesses ciclos foi realizado o planejamento dos encontros, a ação e observação de estudo e elaboração de brincadeiras e a reflexão sobre os encontros do projeto. Os dados produzidos na pesquisa foram analisados pela análise de conteúdo, sendo possível a criação de três categorias que respondem aos objetivos desta investigação: 1. percepções em relação aos conhecimentos da Educação Física na Educação Infantil, a qual evidencia as percepções iniciais e os avanços finais dos/as participantes do projeto; 2. contribuições teóricas da abordagem desenvolvimentista, a qual demonstra o quanto o entendimento da abordagem proporciona intencionalidade pedagógica na docente; e 3. contribuições do projeto para a formação dos/as (futuros/as) professores/as, em que é possível destacar a importância da pesquisa-ação para a formação docente. Como conclusões, evidencia-se que a abordagem desenvolvimentista pode contribuir para o planejamento de brincadeiras pelo/a professor/a, assim como para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças da Educação Infantil.
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