A Abordagem Desenvolvimentista da Educação Física na prática pedagógica da Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644488615

Palavras-chave:

Educação Física, Educação Infantil, Abordagem Desenvolvimentista

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar as contribuições e/ou limitações da Abordagem Desenvolvimentista da Educação Física para orientar os planejamentos de brincadeiras na Educação Infantil. Participaram do estudo, desenvolvido por meio de um Projeto de Extensão, acadêmicos/as de cursos de Licenciatura em Educação Física e Pedagogia e professores formados nas mesmas áreas mencionadas. A produção dos dados foi desenvolvida em 2023 e se caracterizou como uma pesquisa-ação. A pesquisa-ação aconteceu a partir de seis encontros presenciais com os/as participantes, seguindo o ciclo de planejamento, ação, observação e reflexão. Nesses ciclos foi realizado o planejamento dos encontros, a ação e observação de estudo e elaboração de brincadeiras e a reflexão sobre os encontros do projeto. Os dados produzidos na pesquisa foram analisados pela análise de conteúdo, sendo possível a criação de três categorias que respondem aos objetivos desta investigação: 1. percepções em relação aos conhecimentos da Educação Física na Educação Infantil, a qual evidencia as percepções iniciais e os avanços finais dos/as participantes do projeto; 2. contribuições teóricas da abordagem desenvolvimentista, a qual demonstra o quanto o entendimento da abordagem proporciona intencionalidade pedagógica na docente; e 3. contribuições do projeto para a formação dos/as (futuros/as) professores/as, em que é possível destacar a importância da pesquisa-ação para a formação docente. Como conclusões, evidencia-se que a abordagem desenvolvimentista pode contribuir para o planejamento de brincadeiras pelo/a professor/a, assim como para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças da Educação Infantil.

Biografia do Autor

Rafaela de Pinho Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande

Graduanda do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande, integrante do Grupo de Pesquisa e Formação em Educação Física – GRUPESF- Furg, Bolsista iniciação científica FAPERGRS.

Luciana Toaldo Gentilini Avila, Universidade Federal do Rio Grande

Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande e coordenadora do Grupo de Pesquisa e Formação em Educação Física – GRUPESF – Furg.

Jean Michel de Melo Goularte, Universidade Federal do Rio Grande

Graduando do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande, integrante do Grupo de Pesquisa e Formação em Educação Física – GRUPESF- Furg.

Mario Landir Noguez Neto, Universidade Federal do Rio Grande

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEDU-FURG), pesquisador do Grupo de Pesquisa e Formação em Educação Física – GRUPESF - Furg.

Samuel Silveira Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande, pesquisador do Grupo de Pesquisa e Formação em Educação Física – GRUPESF - Furg.

 

 

Referências

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Publicado

2024-04-11

Como Citar

Oliveira, R. de P., Avila, L. T. G., Goularte, J. M. de M., Neto, M. L. N., & Pereira, S. S. (2024). A Abordagem Desenvolvimentista da Educação Física na prática pedagógica da Educação Infantil. Educação, 50(1), e47/1–35. https://doi.org/10.5902/1984644488615