Fluxo escolar de estudantes com cegueira na Educação de Jovens e Adultos na cidade de Belo Horizonte (2007-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644467062

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Fluxo escolar, Cegueira.

Resumo

O objetivo deste artigo[i] é analisar o fluxo escolar de estudantes com cegueira na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na cidade de Belo Horizonte/MG. Para isso, foram analisados os microdados do Censo Escolar da Educação Básica, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), referentes às matrículas de alunos com cegueira, entre 2007 e 2018. Os dados foram agregados segundo as variáveis (modalidade de ensino, etapas de ensino, deficiência, sexo, cor/raça, idade). O estudo se orientou pela perspectiva da unidade entre as dimensões de qualidade e quantidade, sendo indissociáveis.  Os resultados demonstraram que 47 alunos com cegueira frequentaram a EJA em Belo Horizonte no período analisado, dentre os quais 23 apresentaram repetência ou promoção, a partir de dados de matrícula, sendo 47,8% do sexo masculino e 52,1% do sexo feminino. Em relação à cor/raça, 13 estudantes corresponderam à parda (56,2%), cinco à cor branca (21,7%), dois à preta (8,6%) e três não declarados (13%), indicando as desigualdades de acesso ao ensino, uma vez que a população preta, somada com a parda, foi a mais afetada. As 24 matrículas de alunos que evadiram após um ano de estudo, isto é, 51,06%, revelam que esses estudantes não tiveram processos efetivos de escolarização.

Biografia do Autor

Beatriz Fonseca Torres, Colégio Marista Padre Eustáquio. Belo Horizonte

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais.Professora da Educação Infantil no Colégio Marista Padre Eustáquio, no município de Belo Horizonte/ MG.

 

Fabiane Maria Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Assistente Social do Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos da UFMG, no município de Belo Horizonte/MG.

Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Pedagogia (2010) pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, mestrado em Educação pela UEL (2012) e doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCar (2014). Pós-doutorado em Educação pela UEL (2016). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação (FaE) do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É líder Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Especial e Direito Escolar - GEPEEDE.

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Publicado

2023-06-29

Como Citar

Torres, B. F., Silva, F. M., & Gonçalves, T. G. G. L. (2023). Fluxo escolar de estudantes com cegueira na Educação de Jovens e Adultos na cidade de Belo Horizonte (2007-2018) . Educação, 48(1), e69/1–29. https://doi.org/10.5902/1984644467062