Filantropia e segregação: a Educação Especial via EJA em Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644485147

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Deficiência Intelectual

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o atendimento educacional para estudantes com deficiência intelectual matriculados na Educação de Jovens e Adultos Especial (classes e instituições segregadas) no estado de Minas Gerais, entre 2008 e 2019. Para tanto, foram analisados os microdados do Censo Escolar da Educação Básica, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os resultados demonstraram que as matrículas de alunos na modalidade da Educação Especial concentram-se na EJA Regular (54,86%). Na EJA Especial, a maior parte das matrículas de estudantes com deficiência intelectual encontra-se em instituições privadas (92,23%), com prevalência da filantropia (98,20%), cujo convênio com o Poder Público é majoritariamente de base municipal e estadual (58,09%). Os dados confirmam a permanência de espaços segregados de ensino e a presença da filantropia na oferta de serviços educacionais. O estudo demonstra, ainda, a manutenção das desigualdades que caracterizam o acesso à Educação no Brasil.

Biografia do Autor

Fabiane Maria Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Pedagogia (2010) pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, mestrado em Educação pela UEL (2012) e doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCar (2014). Pós doutorado em Educação pela UEL (2016). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação (FaE) no Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação do Campo e Indicadores Educacionais.

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Publicado

2025-03-07

Como Citar

Silva, F. M., & Gonçalves, T. G. G. L. (2025). Filantropia e segregação: a Educação Especial via EJA em Minas Gerais. Educação, 50(1), e25/1–34. https://doi.org/10.5902/1984644485147

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