Apresentação: aprendizagens da profissão docente no estágio da Educação Infantil
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644492385Mots-clés :
Aprendizagens, Educação Infantil, Profissão docenteRésumé
A partir das contribuições dos Estudos sobre Formação Docente, o propósito do dossiê é o de compartilhar discussões contemporâneas, emergentes de pesquisas empíricas e bibliográficas, sobre os processos de aprendizagem da docência, ocorridos nos Estágios curriculares de Educação Infantil em Instituições de Ensino Superior. As aprendizagens da profissão docente são vistas como decorrentes da trajetória pessoal e escolar dos(as) acadêmicos(as), dos conhecimentos aprendidos nas disciplinas frequentadas durante a graduação no curso de Pedagogia, das experiências em estágios não curriculares, bem como da prática efetiva de docência com as crianças no estágio curricular.
Références
BRAILOVSKY, Daniel. El docente, arquitecto y anfitrión. In: BRAILOVSKY, Daniel. Pedagogía del nivel inicial: mirar el mundo desde el jardín. Buenos Aires: Noveduc, 2020. p. 85-98.
CARVALHO, Rodrigo Saballa. Escuta e participação em uma pesquisa etnográfica com crianças na Educação Infantil. Linhas Crí¬ticas, v.29, e50765, p.01-20, 2023.
CARVALHO, Rodrigo Saballa de; GUIZZO, Bianca Salazar. O currículo da creche em livros didáticos para docentes: da epistemologia do infantil à regulação da docência. Cadernos Cedes, Campinas, v. 43, n. 119, p. 5-16, jan./abr. 2023.
MIZUKAMI, Graça; SABINO, Isabel. Apresentação. Revista Faeeba, Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 32, n. 71, p. 13-20, 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Educação 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________

