<b> Entre o “gostar” de estar na escola e a invisibilidade juvenil: um estudo sobre jovens estudantes de Santa Maria, RS</b>

Autores

  • Elisete Medianeira Tomazetti Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Nara Vieira Ramos Universidade Federal de Santa Maria
  • Sueli Salva Universidade Federal de Santa Maria
  • Adriano Machado Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Vitor Schlickmann Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464442913

Palavras-chave:

Teenagers, High school, Juvenile invisibility.

Resumo

Este artigo coloca em pauta os jovens estudantes de Ensino Médio da cidade de Santa Maria e algumas de suas perspectivas relacionadas ao processo de escolarização. Santa Maria, pela sua condição de cidade universitária, interfere significativamente na vida escolar dos jovens. Tomamos como referência para esse texto a pesquisa “Educação e Juventude: jovens das escolas públicas de Ensino Médio de Santa Maria”, realizada ao longo do ano de 2009, cujos dados são resultantes de entrevistas com 370 jovens do Ensino Médio, envolvendo escolas situadas na zona urbana e rural de Santa Maria. A metodologia definida pela investigação constitui-se de duas etapas, uma quantitativa, em que os dados foram levantados e analisados, e outra qualitativa, a que utiliza como método “grupos de diálogo”, técnica utilizada em outras investigações com jovens e que privilegia o diálogo e a expressão juvenil. O texto apresenta, inicialmente, uma discussão ampla acerca da juventude e dos processos de escolarização e, posteriormente, os dados e as análises correspondentes à referida pesquisa. Por fim, focalizamos e debatemos dois pontos: o “gostar” de estar na escola na perspectiva dos jovens e a invisibilidade da cultura desse segmento social no âmbito escolar.

Palavras-chave: Jovens; Ensino Médio; Invisibilidade juvenil.

Biografia do Autor

Elisete Medianeira Tomazetti, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Nara Vieira Ramos, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Sueli Salva, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Adriano Machado Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professor da Universidade Federal do Tocantins(UFT) – Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Vitor Schlickmann, Universidade Federal de Santa Maria

Professor da Faculdade da Serra Gaúcha, Caxias do Sul (FSG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2011-04-20

Como Citar

Tomazetti, E. M., Ramos, N. V., Salva, S., Oliveira, A. M., & Schlickmann, V. (2011). <b> Entre o “gostar” de estar na escola e a invisibilidade juvenil: um estudo sobre jovens estudantes de Santa Maria, RS</b>. Educação, 36(1), 79–94. https://doi.org/10.5902/198464442913

Edição

Seção

Dossiê: Ensino Médio e Culturas Juvenis

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>