<b> Profissão docente: algumas dimensões e tendências</b>
Resumo
Este artigo objetiva apontar e refletir sobre algumas questões teóricas acerca da profissão e da profissionalidade de professores. Inicialmente, faz-se uma apresentação do conceito de profissão, do ponto de vista histórico/sociológico e do ponto de vista teórico/epistemológico. No segundo momento, analisa-se o processo de constituição da profissão docente no Brasil a partir das categorias da estatização do ensino, da institucionalização da formação de professores e da cientifização da pedagogia (Nóvoa, 1995). No terceiro momento, comenta-se sobre como a profissiolização docente foi pensada pelo Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova no Brasil. A seguir, são tecidos comentários entre as idéias de Anísio Teixeira e de Donald Shön. Finalizando, apontam-se algumas tendências atuais na questão da formação e profissionalização de professores no Brasil.
Palavras-chave: Profissão Docente. Profissionalização. Saberes Profissionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________