<b>A linha educação e artes e as pesquisas em educação musical no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFSM</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/198464444111Palavras-chave:
Musical Education, Arts and Education, Fapem.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/198464444111
O texto apresenta a linha Educação e Artes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria, destacando a construção de pesquisas em educação musical pelo grupo Fapem: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical – diretório CNPq, que está vinculado ao Laboratório de Educação Musical (LEM/CE). O objetivo deste artigo é apresentar uma parte da história da linha de pesquisa e discutir as contribuições do grupo para a pesquisa em educação musical no contexto da Pós-Graduação em Educação, exemplificando com alguns trabalhos já realizados. As temáticas investigadas na linha abrangem temas como formação de professores, suas práticas educativas, seus processos de profissionalização; a análise, construção, utilização de materiais didáticos, em abordagens contemporâneas e históricas; a investigação dos diferentes artefatos e contextos artísticos e culturais (escola, mídia, Centro de Tradições Gaúchas – CTG, festivais musicais e de dança, exposições e mostras de arte contemporânea, ONGs, coletivos, intervenções urbanas) enquanto produtores de subjetividades, identidades e modos de viver. A apresentação desta trajetória de pesquisas demarca investigações em educação musical realizadas pelo Fapem no contexto do PPGE e suas contribuições para a construção da área no contexto da educação musical brasileira.
Palavras-chave: Educação musical, Educação e Artes, Fapem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________