<b> Profissão docente: algumas dimensões e tendências</b>

Auteurs-es

  • Cláudia Ribeiro Bellochio
  • Eduardo Terrazan
  • Elisete Medianeira Tomazetti

Résumé

Este artigo objetiva apontar e refletir sobre algumas questões teóricas acerca da profissão e da profissionalidade de professores. Inicialmente, faz-se uma apresentação do conceito de profissão, do ponto de vista histórico/sociológico e do ponto de vista teórico/epistemológico. No segundo momento, analisa-se o processo de constituição da profissão docente no Brasil a partir das categorias da estatização do ensino, da institucionalização da formação de professores e da cientifização da pedagogia (Nóvoa, 1995). No terceiro momento, comenta-se sobre como a profissiolização docente foi pensada pelo Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova no Brasil. A seguir, são tecidos comentários entre as idéias de Anísio Teixeira e de Donald Shön. Finalizando, apontam-se algumas tendências atuais na questão da formação e profissionalização de professores no Brasil.

Palavras-chave: Profissão Docente. Profissionalização. Saberes Profissionais.

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Publié-e

2011-10-05

Comment citer

Bellochio, C. R., Terrazan, E., & Tomazetti, E. M. (2011). <b> Profissão docente: algumas dimensões e tendências</b>. Educação, 29(2), 17–32. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3837

Numéro

Rubrique

Dossiê: Formação de Professores e Profissionalização Docente

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