Educação em Valores e Desenvolvimento de Competências Socioemocionais das Crianças - contributos do estágio para a formação profissional

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644493114

Parole chiave:

Estágio, Investigação pedagógica, Formação profissional

Abstract

Este texto, realizado com base na narrativa de uma estagiária, destaca a importância da praxis na construção profissional de educadores de infância; entendida como a integração entre teoria e prática na ação educativa, é fundamentada na investigação pedagógica e na reflexão crítica sobre as práticas. Depois de sumariado como ocorre o processo formativo de educadores, o artigo foca-se no trabalho de investigação que acompanha a intervenção educativa, em estágio, no qual os estagiários realizam observações participantes, intervenções pedagógicas e projetos de investigação-ação, promovendo uma constante revisão e melhoria das práticas. A narrativa das práticas desempenha um papel crucial, permitindo que os estagiários entrelacem razão e emoção, vivências individuais e coletivas, conhecimento e capacitação. A Inês ilustra como o estágio a capacitou como educadora e a envolveu como sujeito ativo num processo formativo coletivo com colegas, comunidades educativas e, sobretudo, com as crianças.

Biografie autore

Teresa Sarmento, Universidade do Minho

Doutorada em Estudos Socioeducativos da Criança - Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais da Educação - Investigadora Integrada do Centro de Investigação em Estudos da Criança - Instituto de Educação – Universidade do Minho. Braga, Portugal.

Inês Campina Malheiro da Costa Torrão, Universidade do Minho

Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo - Instituto de Educação – Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, Maria Inês. O Pequeno Livro da Empatia. Livros Horizonte, 2022.

BISQUERRA, Rafael. Educación emocional y bienestar. Barcelona: Ciss Praxis, 2000.

BOIKO, Vladimir; ZAMBERLAN, Marilice. A perspectiva socio-construtivista na psicologia e na educação: brincar na pré-escola. In: Psicologia em Estudo, p. 51-58, 2001.

COSTA, Joana; FARIA, Luísa. Aprendizagem social e emocional: Reflexões sobre a teoria e a prática na escola portuguesa. Vol. 31, n. 4, pp. 407-424, 2013.

EPPS, Keith. Sex offenders. In: HOLLIN, C. R. (Ed.). Working with Offenders: psychological practice in offender rehabilitation, p. 150-187. John Wiley & Sons Ltd, 1996.

GOLEMAN, Daniel. Trabalhar com Inteligência emocional. 5. ed. Lisboa: Temas e Debates, 2019.

GREJNIK, Michaël. A que Sabe a Lua? Santiago de Compostela: Kalandraka Editora, 2003.

HOHMANN, M.; WEIKART, D. P. Educar a Criança. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1997.

HOHMANN, Mary; BANET, Bernard; WEIKART, David. A criança em ação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1995.

IZARD, Carroll E. et al. An Emotion-Based Prevention Program for Head Start Children. In: Early Education and Development. 2004, pp. 407-422

LAEVERS, Ferre. Fundamentos da educação experiencial: bem-estar e envolvimento na educação infantil. Estudos em Avaliação Educacional, v. 25, n. 58, p. 152–185, 2014.

LIMA. A hora da prática: reflexões sobre o estágio supervisionado e ação docente. 2. ed. Edições Demócrito Rocha, 2004.

LINO, Diana. A intervenção educacional para a resolução de conflitos interpessoais. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. (Org.). Educação Pré-Escolar – A construção da moralidade. 3. ª ed. Lisboa: Texto Editores, 2006. pp. 75-103.

MACHADO, P.; VERÍSSIMO, M.; TORRES, N.; PECEGUINA, I.; SANTOS, A.; ROLÃO, T. Relações entre o conhecimento das emoções, as competências académicas, as competências sociais e a aceitação entre pares. Análise Psicológica, 2008.

MALAGUZZI, Loris. Histórias, Ideias e Filosofia Básica. In: EDWARDS, Carolyn (org.). As Cem Linguagens da Criança: A abordagem de Reggio Emília na Educação da Primeira Infância. Tradução de Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 1999.

MÁXIMO-ESTEVES, Luísa. Visão Panorâmica da Investigação-Acção. Porto Editora, 2008.

MISHARA, Brian L.; YSTGAARD, Mette. Effectiveness of a Mental Health Promotion Program to Improve Coping Skills in Young Children: Zippy’s Friends. Early Childhood Research Quarterly, v. 21, p. 110-123, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ecresq.2006.01.002.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; LINO, D.; NIZA, S. Modelos Curriculares para a Educação de Infância – Construindo uma práxis de participação. 3. ed. Porto: Colecção Infância, Porto Editora, 2007.

PEREIRA, C. N. Emocionário: diz o que sentes. Texto Editores, 2017.

PIAGET, Jean. Vers une logique des significations. Murionde, 1987.

POST, J.; HOHMANN, M. Educação de Bebés em Infantários - Cuidados e Primeiras Aprendizagens. Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.

ROSA, Ana. Interações sociais entre pares em creche e jardim-de-infância. Dissertação de mestrado, documento policopiado. Instituto Politécnico de Setúbal, 2014.

SPRINTHALL, N.; SPRINTHALL, R. Psicologia educacional: Uma abordagem desenvolvimentista. Mcgraw Hill, 1993.

VALE, Vera M. S. Do tecer ao remendar: os fios da competência socioemocional. Escola Superior de Educação de Coimbra. Revista Científica Exedra, 2009.

VALLÉS, A.; VALLÉS, C. Inteligencia Emocional: Aplicaciones Educativas. Editorial EOS, 2000.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

ZINS, Joseph E.; ELIAS, Maurice J. Social and emotional learning: Promoting the development of all students. Journal of Educational & Psychological Consultation, p. 233-255, 2007.

Pubblicato

2025-09-24

Come citare

Sarmento, T., & Torrão, I. C. M. da C. (2025). Educação em Valores e Desenvolvimento de Competências Socioemocionais das Crianças - contributos do estágio para a formação profissional. Educação, 50(1), e127/1–25. https://doi.org/10.5902/1984644493114

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Aprendizagem da profissão docente no estágio da educação Infantil

Categorie

Articoli simili

1 2 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.