Os saberes docentes dos enfermeiros para atuação no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644468353

Palavras-chave:

Saberes docentes, Enfermagem, Ensino Superior, Formação Docente.

Resumo

Este estudo objetivou investigar na literatura pesquisas que abordam os saberes docentes de professores enfermeiros. Pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa, exploratória e bibliográfica. A busca ocorreu nas bases de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), em teses e dissertações publicadas no período de 2001 a março de 2021, idioma português e na área do conhecimento de Enfermagem no Ensino Superior. Obtiveram-se dez publicações para a coleta de dados. Para a análise dos dados, utilizou-se a proposta de Gomes (2002), em que o material obtido foi decomposto, estabeleceu-se Unidades de Registro e suas respectivas Categorias. Verificou-se que ocorre uma formação deficitária para a docência nos cursos de Enfermagem, evidenciado pelos enfermeiros quando ingressam em sala de aula. Os conteúdos relacionados à prática pedagógica durante a graduação em Enfermagem são pouco explorados. Os saberes curriculares e disciplinares foram pouco citados, e os experienciais são os que mais se destacaram. Conclui-se que os enfermeiros, quando ingressam na área da docência, acreditam que o saber da experiência profissional é suficiente para ser professor. Os demais saberes são negligenciados e manifestam sua carência à medida que, a prática docente demonstra necessidade de conhecimentos específicos para a atuação.

Biografia do Autor

Camila da Veiga Sambatti, Universidade Pitágoras Unopar

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário Filadélfia (2001). Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias pela Universidade Pitágoras Unopar (2020). Pós graduada em Segurança do Paciente e Qualidade em Saúde(2021) pela Faculdade Ibra de Brasília- FABRAS; Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família (2020); Docência no Ensino Superior (2017) e Nefrologia(2005) pela Universidade Pitágoras Unopar; Educação Profissional na área da saúde: Enfermagem (2003) pela FIOCRUZ. Atualmente é docente do Curso de Enfermagem da Universidade Pitágoras UNOPAR.

Andréia de Freitas Zômpero, Londrina State University

Graduação em Ciências Biológicas , especialização em Biologia Aplicada à saúde, pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2004), doutorado em Ensino de ciências pela Universidade Estadual de Londrina (2012), pós doutorado na mesma instituição realizado parcialmente na Universidade do Minho- Portugal (2018). Atua principalmente nos seguintes temas: aprendizagem significativa, ensino e aprendizagem de ciências, ensino por investigação, educação para saúde. Docente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina e do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PECEM.

Referências

BARBOSA, Elizabeth Carla Vasconcelos. A Formação do Enfermeiro-Docente para o Ensino de Graduação em Enfermagem: um olhar sobre a universidade privada. Orientadora: Lígia de Oliveira Viana. 2007. 93 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

BRAGA, Maria Jacinta Gomes; BÔAS, Lucia Villas. Enfermagem e docência: uma reflexão sobre como se articulam os saberes do enfermeiro professor. Revista @mbienteeducação, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 256-267, jan. 2018. Disponível em: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/480/456. Acesso em: 28 jan. 2019.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 2001. Disponível em: htpp://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf. Acesso em: 23 jul. 2019.

CALHEIROS, Christianne Alves Pereira. A construção dos saberes da docência no ensino de enfermagem obstétrica. Orientadora: Maria José Clapis. 2014. 179 f. Tese (Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública) – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2014.

D´ÁVILA Cristina Maria; LEAL, Luiz. Batista. Docência universitária e formação de professores – saberes pedagógicos e constituição da profissionalidade docente. Linhas Críticas, [S.l.], v. 21, n. 45, p. 467-485, nov. 2015. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=193542556012. Acesso em: 06 abr. 2019.

DELIBÓRIO, Amanda. O ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem: ressignificando as práticas e os saberes docentes. Orientadora: Adriana Aparecida de Lima Terçariol. 2016. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Oeste Paulista – Unoeste, Presidente Prudente, 2016.

GAETA, Cecilia; MASETTO, Marcos Tarcísio. O professor Iniciante no ensino superior: aprender, atuar e inovar. São Paulo: Editora Senac, 2013.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GOMES, Romeu. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

JUNGES, Kelen dos Santos; BEHRENS, Marilda Aparecida. Uma formação pedagógica inovadora como caminho para a construção de saberes docentes no Ensino Superior. Educ. rev., Curitiba, n. 59, p. 211-229, mar. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000100211&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 09 abr. 2019.

LAUXEN, Sirlei de Lourdes. Docência no Ensino Superior: Revelando saberes dos professores da área da saúde da Unicruz. Orientadora: Maria Estela Dal Pai Franco. 2009. 234 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, 2009.

MAGALHAES, Ana Maria Muller de; RIBOLDI, Caren de Oliveira; DALL'AGNOL, Clarice Maria. Planejamento de recursos humanos de enfermagem: desafio para as lideranças. Rev. bras. enferm., Brasília , v. 62, n. 4, p. 608-612, ago. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672009000400020&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 set 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672009000400020.

MASETTO, Marcos Tarcisio; GAETA, Cecília. Os desafios para a formação de professores do ensino superior. Rev.Triang, [S.l.],v. 8, n. 2, p. 4-13, 2016.

MEDEIROS, Edinilza da Silva Machado et al. Perfil do enfermeiro docente e sua percepção sobre a formação pedagógica. Revista Recien- Revista Científica de Enfermagem, São Paulo, v. 8, n. 24, p. 42-53, 2018. Disponível em: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/269. Acesso em: 17 set. 2019.

NUNES, Zigmar Borges. Ensino Superior: percepção do docente de enfermagem quanto à formação pedagógica. 2011. Orientadora: Maria Suely Nogueira. 123 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Fundamental) – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2011.

NÚÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betania Leite. A profissionalização da docência: um olhar a partir das representações dos professores do ensino fundamental. Revista Ibero americana de educación, [S.l.], n. 46, v.9, 2008. Disponível em: http://www.rieoei.org/2504.htm. Acesso em: 22 jul. 2019.

PEIXOTO, Letycia Sardinha. Saberes e prática pedagógica na preceptoria da residência de enfermagem. Orientadora: Cláudia Mara de Melo Tavares. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Cuidado em Saúde) – Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2013.

PIMENTA, Selma Garrido ; GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2006.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel. Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2005.

PINHEL, Inahiá. O desenvolvimento de competências para a docência segundo a vivência de docentes de um curso de graduação em enfermagem. Orientadora: Paulina Kurcgant. 2006. 251 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

RIEGEL, Fernando. Saberes de docentes de um curso de graduação em enfermagem e as implicações das políticas públicas de saúde e educação. Orientadora: Maria Isabel da Cunha. 2008. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2008.

RODRIGUES, Malvina Thaís Pacheco; MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho. Enfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica. Rev. bras. enferm., Brasília , v. 60, n. 4, p. 456-459, ago. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000400019&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 abr. 2019.

RODRIGUES, Malvina Thaís Pacheco; MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho. Obstáculos didáticos no cotidiano da prática pedagógica do enfermeiro professor. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 61, n. 04, p. 435-440, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S003471672008000400006&script=sci_arttext. Acesso em: 22 dez. 2018.

ROLDÃO, Maria do Céu. Formação de professores baseada na investigação e na prática reflexiva. In: PORTUGAL. Ministério da Educação. Direção Geral dos Recursos Humanos da Educação (Org.). Presidência Portuguesa do Conselho da União Européia: desenvolvimento profissional de professores para a qualidade e para a equidade da aprendizagem ao longo da vida. Lisboa: Ministério da Educação, 2008. p. 40-49.

SCHERER, Carlice Maria. A constituição do professor de enfermagem na formação profissional para a docência. Orientador: Otávio Aloísio Maldaner. 2010. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2010.

SILVA, Marlucilena Pinheiro da. Docência universitária no curso de enfermagem: formação profissional, processo de ensino-aprendizagem, saberes docentes e relações interpessoais, associados ao princípio da integralidade. Orientadora: Silvana Malusá. 2013. 190 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.

SILVA, Silvana Rodrigues da. Desvelando a atuação da enfermeira docente no estágio supervisionado em enfermagem: análise dos saberes docentes e práticas pedagógicas. Orientadora: Graça Aparecida Cicillini. 2014. 199 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.

TARDIF, Maurice. O que é saber da experiência no ensino? In: ENS, R. T.; VOSGERAU, D. S. R. ; BEHRENS, M. A. (Org.). Trabalho do professor e saberes docentes. Curitiba: Champagnat, 2009. p. 25-39.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, p. 5-24, jan./abr. 2000. Disponível em: http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE13/RBDE13_05_MAURICE_TARDIF.pdf. Acesso em: 13 maio 2019.

VENDRUSCOLO, Carine et al. Enfermeiro Professor: Limites e Possibilidades da Carreira Docente. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 95-100, 2018. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs. Acesso em: 25 jan. 2019.

Downloads

Publicado

2023-08-15

Como Citar

Sambatti, C. da V., & Zômpero, A. de F. (2023). Os saberes docentes dos enfermeiros para atuação no ensino superior. Educação, 48(1), e92/1–25. https://doi.org/10.5902/1984644468353