Os saberes docentes dos enfermeiros para atuação no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644468353Palavras-chave:
Saberes docentes, Enfermagem, Ensino Superior, Formação Docente.Resumo
Este estudo objetivou investigar na literatura pesquisas que abordam os saberes docentes de professores enfermeiros. Pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa, exploratória e bibliográfica. A busca ocorreu nas bases de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), em teses e dissertações publicadas no período de 2001 a março de 2021, idioma português e na área do conhecimento de Enfermagem no Ensino Superior. Obtiveram-se dez publicações para a coleta de dados. Para a análise dos dados, utilizou-se a proposta de Gomes (2002), em que o material obtido foi decomposto, estabeleceu-se Unidades de Registro e suas respectivas Categorias. Verificou-se que ocorre uma formação deficitária para a docência nos cursos de Enfermagem, evidenciado pelos enfermeiros quando ingressam em sala de aula. Os conteúdos relacionados à prática pedagógica durante a graduação em Enfermagem são pouco explorados. Os saberes curriculares e disciplinares foram pouco citados, e os experienciais são os que mais se destacaram. Conclui-se que os enfermeiros, quando ingressam na área da docência, acreditam que o saber da experiência profissional é suficiente para ser professor. Os demais saberes são negligenciados e manifestam sua carência à medida que, a prática docente demonstra necessidade de conhecimentos específicos para a atuação.
Referências
BARBOSA, Elizabeth Carla Vasconcelos. A Formação do Enfermeiro-Docente para o Ensino de Graduação em Enfermagem: um olhar sobre a universidade privada. Orientadora: Lígia de Oliveira Viana. 2007. 93 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
BRAGA, Maria Jacinta Gomes; BÔAS, Lucia Villas. Enfermagem e docência: uma reflexão sobre como se articulam os saberes do enfermeiro professor. Revista @mbienteeducação, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 256-267, jan. 2018. Disponível em: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/480/456. Acesso em: 28 jan. 2019.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 2001. Disponível em: htpp://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf. Acesso em: 23 jul. 2019.
CALHEIROS, Christianne Alves Pereira. A construção dos saberes da docência no ensino de enfermagem obstétrica. Orientadora: Maria José Clapis. 2014. 179 f. Tese (Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública) – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2014.
D´ÁVILA Cristina Maria; LEAL, Luiz. Batista. Docência universitária e formação de professores – saberes pedagógicos e constituição da profissionalidade docente. Linhas Críticas, [S.l.], v. 21, n. 45, p. 467-485, nov. 2015. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=193542556012. Acesso em: 06 abr. 2019.
DELIBÓRIO, Amanda. O ambiente virtual de aprendizagem no curso de enfermagem: ressignificando as práticas e os saberes docentes. Orientadora: Adriana Aparecida de Lima Terçariol. 2016. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Oeste Paulista – Unoeste, Presidente Prudente, 2016.
GAETA, Cecilia; MASETTO, Marcos Tarcísio. O professor Iniciante no ensino superior: aprender, atuar e inovar. São Paulo: Editora Senac, 2013.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GOMES, Romeu. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
JUNGES, Kelen dos Santos; BEHRENS, Marilda Aparecida. Uma formação pedagógica inovadora como caminho para a construção de saberes docentes no Ensino Superior. Educ. rev., Curitiba, n. 59, p. 211-229, mar. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000100211&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 09 abr. 2019.
LAUXEN, Sirlei de Lourdes. Docência no Ensino Superior: Revelando saberes dos professores da área da saúde da Unicruz. Orientadora: Maria Estela Dal Pai Franco. 2009. 234 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, 2009.
MAGALHAES, Ana Maria Muller de; RIBOLDI, Caren de Oliveira; DALL'AGNOL, Clarice Maria. Planejamento de recursos humanos de enfermagem: desafio para as lideranças. Rev. bras. enferm., Brasília , v. 62, n. 4, p. 608-612, ago. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672009000400020&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 set 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672009000400020.
MASETTO, Marcos Tarcisio; GAETA, Cecília. Os desafios para a formação de professores do ensino superior. Rev.Triang, [S.l.],v. 8, n. 2, p. 4-13, 2016.
MEDEIROS, Edinilza da Silva Machado et al. Perfil do enfermeiro docente e sua percepção sobre a formação pedagógica. Revista Recien- Revista Científica de Enfermagem, São Paulo, v. 8, n. 24, p. 42-53, 2018. Disponível em: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/269. Acesso em: 17 set. 2019.
NUNES, Zigmar Borges. Ensino Superior: percepção do docente de enfermagem quanto à formação pedagógica. 2011. Orientadora: Maria Suely Nogueira. 123 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem Fundamental) – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2011.
NÚÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betania Leite. A profissionalização da docência: um olhar a partir das representações dos professores do ensino fundamental. Revista Ibero americana de educación, [S.l.], n. 46, v.9, 2008. Disponível em: http://www.rieoei.org/2504.htm. Acesso em: 22 jul. 2019.
PEIXOTO, Letycia Sardinha. Saberes e prática pedagógica na preceptoria da residência de enfermagem. Orientadora: Cláudia Mara de Melo Tavares. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Cuidado em Saúde) – Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2013.
PIMENTA, Selma Garrido ; GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2006.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel. Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2005.
PINHEL, Inahiá. O desenvolvimento de competências para a docência segundo a vivência de docentes de um curso de graduação em enfermagem. Orientadora: Paulina Kurcgant. 2006. 251 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
RIEGEL, Fernando. Saberes de docentes de um curso de graduação em enfermagem e as implicações das políticas públicas de saúde e educação. Orientadora: Maria Isabel da Cunha. 2008. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2008.
RODRIGUES, Malvina Thaís Pacheco; MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho. Enfermeiro professor: um diálogo com a formação pedagógica. Rev. bras. enferm., Brasília , v. 60, n. 4, p. 456-459, ago. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000400019&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 abr. 2019.
RODRIGUES, Malvina Thaís Pacheco; MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho. Obstáculos didáticos no cotidiano da prática pedagógica do enfermeiro professor. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 61, n. 04, p. 435-440, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S003471672008000400006&script=sci_arttext. Acesso em: 22 dez. 2018.
ROLDÃO, Maria do Céu. Formação de professores baseada na investigação e na prática reflexiva. In: PORTUGAL. Ministério da Educação. Direção Geral dos Recursos Humanos da Educação (Org.). Presidência Portuguesa do Conselho da União Européia: desenvolvimento profissional de professores para a qualidade e para a equidade da aprendizagem ao longo da vida. Lisboa: Ministério da Educação, 2008. p. 40-49.
SCHERER, Carlice Maria. A constituição do professor de enfermagem na formação profissional para a docência. Orientador: Otávio Aloísio Maldaner. 2010. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2010.
SILVA, Marlucilena Pinheiro da. Docência universitária no curso de enfermagem: formação profissional, processo de ensino-aprendizagem, saberes docentes e relações interpessoais, associados ao princípio da integralidade. Orientadora: Silvana Malusá. 2013. 190 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
SILVA, Silvana Rodrigues da. Desvelando a atuação da enfermeira docente no estágio supervisionado em enfermagem: análise dos saberes docentes e práticas pedagógicas. Orientadora: Graça Aparecida Cicillini. 2014. 199 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
TARDIF, Maurice. O que é saber da experiência no ensino? In: ENS, R. T.; VOSGERAU, D. S. R. ; BEHRENS, M. A. (Org.). Trabalho do professor e saberes docentes. Curitiba: Champagnat, 2009. p. 25-39.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, p. 5-24, jan./abr. 2000. Disponível em: http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE13/RBDE13_05_MAURICE_TARDIF.pdf. Acesso em: 13 maio 2019.
VENDRUSCOLO, Carine et al. Enfermeiro Professor: Limites e Possibilidades da Carreira Docente. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 95-100, 2018. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs. Acesso em: 25 jan. 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________