Narrativa com professores: possibilidades para a constituição dos dados na pesquisa educacional
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644485104Palavras-chave:
Metodologia de pesquisa, Entrevista narrativa, Formação de professoresResumo
No presente artigo, apresentamos um panorama das pesquisas que utilizaram a entrevista narrativa com professores na pesquisa no campo educacional, tendo como objetivo compreender quais as características que abrangem as entrevistas narrativas, suas possibilidades e como são organizadas. Diante disso, realizaram-se buscas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), delimitando-se a encontrar teses publicadas em um recorte temporal dos últimos dez anos (2013-2022) e utilizando o operador de busca simples com os termos compostos escritos entre aspas: “entrevista narrativa” e “narrativa”. Por conseguinte, encontramos um total de 34 teses que contemplaram o corpus de nossa investigação. Após a análise, verificou-se que 32 teses conduziram suas entrevistas de maneira individual, e apenas uma optou por realizar entrevistas em grupo. Em uma das teses, não foi possível ter clareza quanto à escolha da maneira como ocorreram as entrevistas, se individual, mista ou em grupo. As entrevistas individuais permitem maior aproximação com o entrevistado, fazendo com que se sinta acolhido e seguro. Os principais resultados evidenciados em nossa análise apontam que o método narrativo utilizando entrevistas de maneira individual e presencial com um grupo pequeno de professores permite ir além da transmissão de informações sobre o que se deseja investigar, oportunizando conhecer a história de vida e a construção da carreira docente a partir das falas dos sujeitos entrevistados.
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