Narrativa com professores: possibilidades para a constituição dos dados na pesquisa educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644485104

Palavras-chave:

Metodologia de pesquisa, Entrevista narrativa, Formação de professores

Resumo

No presente artigo, apresentamos um panorama das pesquisas que utilizaram a entrevista narrativa com professores na pesquisa no campo educacional, tendo como objetivo compreender quais as características que abrangem as entrevistas narrativas, suas possibilidades e como são organizadas. Diante disso, realizaram-se  buscas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), delimitando-se a encontrar teses publicadas em um recorte temporal dos últimos dez anos (2013-2022) e utilizando o operador de busca simples com os termos compostos escritos entre aspas: “entrevista narrativa” e “narrativa”. Por conseguinte, encontramos um total de 34 teses que contemplaram o corpus de nossa investigação. Após a análise, verificou-se que 32 teses conduziram suas entrevistas de maneira individual, e apenas uma optou por realizar entrevistas em grupo. Em uma das teses, não foi possível ter clareza quanto à escolha da maneira como ocorreram as entrevistas, se individual, mista ou em grupo. As entrevistas individuais permitem maior aproximação com o entrevistado, fazendo com que se sinta acolhido e seguro. Os principais resultados evidenciados em nossa análise apontam que o método narrativo utilizando entrevistas de maneira individual e presencial com um grupo pequeno de professores permite ir além da transmissão de informações sobre o que se deseja investigar, oportunizando conhecer a história de vida e a construção da carreira docente a partir das falas dos sujeitos entrevistados.

Biografia do Autor

Natiely Quevedo Moss, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Educação em Ciências pelo programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2022). Mestre em Educação em Ciências pelo programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2017-2019).Especialista no Curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira (2019-2020).Pedagoga, graduada em Licenciatura em Pedagogia - UNINTER (Centro Universitário Internacional) - Santa Helena (2020).Bióloga, graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas - UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) - Câmpus Santa Helena (2018).Tecnóloga em Gestão Ambiental, formação pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) - Câmpus Medianeira (2013).Foi bolsista de Iniciação científica desenvolvendo o trabalho: Padronização do ensaio de germinação in vitro de sementes do carrapicho e da corda-de-viola. Voluntária no Projeto de extensão Roteiros Interdisciplinares - Conhecendo a Ciência com a UTFPR-SH. Atua como professora das disciplinas de Ciências, Química e Biologia no Ensino Fundamental e Médio na rede pública de Ensino do município de Santa Helena. Atualmente bolsista da CAPES (2022-2024). 

Daniela Frigo Ferraz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

É professora Adjunta do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel, onde atua desde o ano de 2003. Docente permanente e orientadora no programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática, (PPGECEM) nível de mestrado e doutorado da Unioeste. Tem experiência na área de Educação em ciências atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Educação em Ciências, Ensino de Biologia, Formação de Professores. É membro da ABRAPEC (Associação Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências) e membro e fundadora do GECIBIO (Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia) junto ao CNPq em que foi líder até o ano de 2013.

Lourdes Aparecida Della Justina, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (1998). Mestre em Educação - Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2001). Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Unesp (2011). Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando na Graduação em Ciências Biológicas-Bacharelado e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia (GECIBIO), desenvolvendo pesquisas na área de Educação em Ciências, principalmente na história e epistemologia do conhecimento biológico; validação dos nossos processos de ensino e aprendizagem; treinamento de professor.

Referências

AVINIO, C. S. Ecologia do desenvolvimento humano: movimentos e construção da ambiência bioecológica na educação infantil do campo. 162 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.

BARBIERO, D. R. Gênese e desenvolvimento dos saberes pedagógico-tecnológicos na docência em Arquivologia (UFSM) frente à convergência digital. 149 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edições 70 Ltda. Lisboa - Portugal, 1977.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho Guareschi. 9 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BOLÍVAR, A., DOMINGO, J. e FERNÁNDEZ, M. Pesquisa biográfico-narrativa em educação: abordagem e metodologia. Arco Libros - La Muralla, S.L.; 1ª ed. 2001. 328 p.

CHANSIS, L. I. M. Biografias de professores(as) de escolas do campo e classes multisseriadas. 224 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2022.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qua-litativa. Tradução do Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores IlEEI/uFu. Uberlândia: EDuFu, 2011.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto / John W. Creswell; tradução Luciana de Oliveira da Rocha. - 2. ed. - Porto Alegre: Artmed, 2007. 248 p.

GALVÃO, C. Narrativas em Educação. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005.

GASKELL, B. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, M.; GASKELL, B. (Eds.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. pág. 64-89. Londres, Inglaterra: Sage Publications. 2002.

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). 2023.

JOSSO, M.C. Experiência e vida e formação. 2º ed. revista e ampl. Natal, EDUFRN; São Paulo, Paulus, 2010.

JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. Entrevista narrativa. In: BAUER, M.; GASKELL, B. (Eds.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. p. 57-74. Londres, Inglaterra: Sage Publications. 2002.

LARROSA, J. Nietzsche e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. Rio de Janeiro: EPU., 2013. p.12, 44-45.

MUYLAERT, C. J.; SARUBBI JUNIOR, V.; GALLO, P. R.; ROLIN NETO, M. L.; REIS, A. O. A. Entrevistas narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 48, n. spe2, p. 184-189, 2014.

NEGRINI, T. Problematizações e perspectivas curriculares na educação de alunos com altas habilidades/superdotação. 328 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

NÓVOA, A.; FINGER, M. O método (auto)biográfico e a Formação. Natal, EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. (Coleção Pesquisa (auto)biográfica Educação. Clássicos das Histórias de Vida).

PACHÁ, P.; MOREIRA, L. V. C. Entrevista narrativa como técnica de pesquisa. Synesis. Petrópolis, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 157-168, Jan/Jul 2022, Issn 1984-6754.

PASSEGGI, M. da C. A pesquisa (auto)biográfica em educação: princípios epistemológicos, eixos e direcionamentos da investigação científica. In: VASCONCELOS, M. de F.; ATEM, É. (Org.). Alteridade: o outro como problema. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2011. p. 13-39.

PEREIRA, S. R. C. Aprendizagem docente do professor orientador no estágio curricular supervisionado em cursos de licenciatura. 283 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.

PIECZKOWSKI, T. M. Z. Inclusão de estudantes com deficiência na educação superior: efeitos na docência universitária. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

REIS, F. A docência na educação superior: narrativas das diferenças políticas de sujeitos surdos. 2015. 278 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2015.92.

RIBAS, J. R. Ateliê biográfico de (auto)formação: cruzando fios e entrelaçando histórias-trajetórias docentes de professores em classes multisseriadas no estado de Santa Catarina. 275 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2021.

SCHÜTZE, F. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. In: Weller V, Pfaff N. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis (RJ): Vozes; 2010. p. 211-22.

SCREMIN, G. Tecido complexo formativo docente: repercussões dos conhecimentos específicos das áreas nos processos formativos das licenciaturas. 294 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.

STAHL, L. R. Pedagogia específica de orientação de estágio: uma investigação narrativa. 330 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis- RJ: Vozes, 2002. 325 p.

TEIXEIRA, Z. L. O. Narrativas de professores de flauta transversal e piano no ensino superior: a corporeidade presente (ou não) na aula de instrumento. 2016. 159 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.

THESING, M. L. C. A epistemologia da formação de professores de educação especial: um professor plurivalente para “dar conta da inclusão”?. 245 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.

ZAMBERLAN, A. A constituição da docência na ambiência complexa dos Institutos Federais – construindo redes de [trans] formação. 221 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.

WISCH, T. F. Contextos emergentes no Colégio de Aplicação: tessituras das docências na perspectiva inclusiva. 272 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2020.

Downloads

Publicado

2025-01-17

Como Citar

Moss, N. Q., Ferraz, D. F., & Justina, L. A. D. (2025). Narrativa com professores: possibilidades para a constituição dos dados na pesquisa educacional. Educação, 50(1), e2/1–30. https://doi.org/10.5902/1984644485104