Construção da identidade docente na saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644485371

Palavras-chave:

Narrativas, Saúde, Identidade

Resumo

Este trabalho discute sobre a construção da identidade docente na pós-graduação na saúde a partir das narrativas de sete educadoras de programa de Residência em Saúde na Bahia, no Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. O objetivo foi compreender a construção da identidade docente no contexto da saúde. Utilizando princípios da pesquisa (auto)biográfica, o estudo qualitativo configura-se como uma pesquisa narrativa. Foram utilizados como dispositivos os memoriais de formação escritos em dois tempos: nos anos de 2017 e 2021. Concluiu-se que, apesar da baixa atratividade da atividade docente neste contexto, a construção da identidade docente envolve progressivo reconhecimento do significado de ser docente, mediado pela interação com educadoras mais experientes da saúde, a conciliação da docência como um espaço de ativismo para o fortalecimento do SUS, a opção periférica da docência como profissão, a identificação da ação docente baseada em suas vivências prévias de educação bancária e a transformação das suas práticas em uma transição de paradigmas educacionais.

Biografia do Autor

Alessandra Martins dos Reis, Bahia State University

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Mestra em Saúde Coletiva e graduada em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal do Amapá e em Educação na Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. Educadora e gestora em Projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde. Membro do Grupo de Pesquisa (Auto)Biografia, Formação e História Oral.

Elizeu Clementino de Souza, Bahia State University

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisador 1B-CNPq. Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenador do Grupo de Pesquisa (Auto)Biografia, Formação e História Oral (GRAFHO). Membro do Comitê de Assessoramento da área de Educação do CNPq. Membro do Conselho de Administração da Associação Internacional das Histórias de Vida em Formação e da Pesquisa Biográfica em Educação (ASIHVIF/RBE)). Membro fundador do Colégio Internacional de Pesquisa Biográfica em Educação (CIRBE- França). Pesquisador Associado do Laboratório EXPERICE (Universidade Paris 13/França). Diretor Financeiro da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - BIOgraph (2014-2018).  Editor Executivo da Revista Brasileira de Pesquisa (auto)biográfica (RBPAB). Editora da Revista Brasileira de Educação (RBE/ANPEd).

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Publicado

2024-05-13

Como Citar

Reis, A. M. dos, & Souza, E. C. de. (2024). Construção da identidade docente na saúde. Educação, 49(1), e83/1–30. https://doi.org/10.5902/1984644485371

Edição

Seção

Dossiê: Educação, Narrativas e Saúde em tempos de refigurações

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