Vivência do afastamento, readaptação profissional e retorno ao trabalho entre professores estaduais
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644464808Palavras-chave:
Afastamento do trabalho, Readaptação profissional, Professor estadual.Resumo
A readaptação profissional é um processo complexo decorrente do retorno laboral após adoecimento ou acidente. Esta pesquisa teve como objetivo identificar a percepção do afastamento por doença, o retorno ao trabalho e o processo de readaptação entre professores da rede estadual de ensino. Foi realizada junto a uma Diretoria de Ensino localizada no interior do estado de São Paulo. Tratou-se de um estudo de abordagem qualitativa tendo como participantes quinze professores readaptados. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista individual semiestruturada. A análise das entrevistas foi embasada na Psicodinâmica do Trabalho. Os discursos dos participantes sobre as experiências e sentimentos refletiram manifestações singulares revelando a díade entre o prazer e o sofrimento nas três etapas: afastamento, readaptação e retorno ao trabalho. Os resultados revelam que o sofrimento nestas fases surge do sentimento de inutilidade, perda da identidade com o trabalho e discriminação. O apoio social das relações socioprofissionais mostrou ser um aspecto importante para amenizar o sofrimento e ressignificar o trabalho.
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