Prazer-sofrimento no trabalho: um estudo de caso com professores de escolas rurais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644443100

Palavras-chave:

Professor, Escola rural, Prazer-sofrimento, Saúde do trabalhador.

Resumo

Este estudo analisa as percepções dos professores que atuam em escolas rurais em relação ao prazer-sofrimento no contexto de trabalho, tendo por referência a teoria da Psicodinâmica do Trabalho. A pesquisa da literatura contemplou trabalhos sobre o mal-estar docente e as contribuições teóricas da psicodinâmica do trabalho para o entendimento das vivências de prazer e de sofrimento no trabalho. Investigou-se o contexto de trabalho desses professores nas seguintes dimensões: Organização do Trabalho (OT), Condições de Trabalho (CT), Relações Socioprofissionais (RSP) e Prazer-Sofrimento no Trabalho (PST). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com delineamento de estudo de caso, em que foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e abertas e submetidas à análise de conteúdo. A pesquisa foi realizada com 20 professores de duas escolas rurais do interior paulista (SP). Os resultados indicaram que os professores vivenciam prazer e sofrimento no trabalho, sendo o sofrimento predominante. Por um lado, as vivências de prazer desses professores estão associadas à própria atividade educacional e ao relacionamento com os alunos, familiares e outros professores. Por outro lado, as vivências de sofrimento no trabalho são relativas a exorbitante jornada de trabalho, falta de apoio, dificuldade de acesso às escolas e relacionamentos conflituosos. Espera-se, com este estudo, poder contribuir para o entendimento das vivências de prazer e sofrimento no trabalho e dos reflexos dessas vivências na saúde dos professores e das instituições escolares.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Ribeiro Marinho, Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara- FAESB- Tatuí/SP

Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- UNESP.  Docente do Curso de Graduação em Psicologia na Faculdade FAESB- Tatuí/SP.

Maria Luiza Gava Schmidt, Universidade Estadual Paulista " Julio de Mesquita Filho" UNESP

Pós Doutorado pela Faculdade de Saúde Pública – USP. Docente do Curso de Graduação em Psicologia Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Unesp/Assis.

Mário Sérgio Vasconcelos, Universidade Estadual Paulista " Julio de Mesquita Filho" UNESP

Livre-docente em Psicologia – UNESP. Docente do Curso de Graduação em Psicologia Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Unesp/Assis.

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Publicado

2021-09-04

Como Citar

Marinho, P. R. R., Schmidt, M. L. G., & Vasconcelos, M. S. (2021). Prazer-sofrimento no trabalho: um estudo de caso com professores de escolas rurais. Educação, 46(1), e88/ 1–27. https://doi.org/10.5902/1984644443100