Vivência do afastamento, readaptação profissional e retorno ao trabalho entre professores estaduais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644464808

Palavras-chave:

Afastamento do trabalho, Readaptação profissional, Professor estadual.

Resumo

A readaptação profissional é um processo complexo decorrente do retorno laboral após adoecimento ou acidente. Esta pesquisa teve como objetivo identificar a percepção do afastamento por doença, o retorno ao trabalho e o processo de readaptação entre professores da rede estadual de ensino. Foi realizada junto a uma Diretoria de Ensino localizada no interior do estado de São Paulo. Tratou-se de um estudo de abordagem qualitativa tendo como participantes quinze professores readaptados. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista individual semiestruturada. A análise das entrevistas foi embasada na Psicodinâmica do Trabalho. Os discursos dos participantes sobre as experiências e sentimentos refletiram manifestações singulares revelando a díade entre o prazer e o sofrimento nas três etapas: afastamento, readaptação e retorno ao trabalho. Os resultados revelam que o sofrimento nestas fases surge do sentimento de inutilidade, perda da identidade com o trabalho e discriminação. O apoio social das relações socioprofissionais mostrou ser um aspecto importante para amenizar o sofrimento e ressignificar o trabalho.

Biografia do Autor

Higor das Chagas Luna de Oliveira, Faculdade de Ciências e Letras, Assis, SP

Graduando em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista ''Júlio de Mesquita Filho'' (UNESP)

Maria Luiza Gava Schmidt, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Assis, SP

Psicóloga. Doutora em Saúde Coletiva Unicamp. Pós- Doutorado em Saúde Pública - USP.

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Publicado

2023-04-03

Como Citar

Oliveira, H. das C. L. de, & Schmidt, M. L. G. (2023). Vivência do afastamento, readaptação profissional e retorno ao trabalho entre professores estaduais. Educação, 48(1), e13/1–31. https://doi.org/10.5902/1984644464808

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