Repercussões da Pedagogia de Projetos na prática pedagógica dos anos finais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644470776Palavras-chave:
Pedagogia de Projetos, Prática pedagógica, Ensino FundamentalResumo
Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso sobre o processo da implementação da Pedagogia de Projetos nos anos finais do Ensino Fundamental em uma rede municipal de educação. Por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas, buscou compreender como a proposta repercutiu na prática pedagógica das professoras, analisando a organização dos espaços e tempos, a interdisciplinaridade, as ações desenvolvidas em meio à Pandemia (Covid-19) e a influência da formação continuada, segundo os próprios sujeitos. Descreve o contexto no qual foi gestado o processo, desde a fase de diagnóstico pela gestão municipal, perpassando pelos diferentes aspectos envolvidos no processo de implementação da Pedagogia de Projetos. As considerações finais enfatizam limites e possibilidades na implementação da proposta, a relevância da dimensão temporal, o papel da formação continuada, a interdisciplinaridade, os impactos provocados pela Pandemia da Covid-19 e as repercussões da Pedagogia de Projetos no processo de ensino e aprendizagem e o protagonismo das professoras em relação às políticas educacionais.
Referências
BRASIL. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Dados do IBGE Cidades. 2020. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/nova-prata/panorama. Acesso em: 12 set. 2021.
DIAS SOBRINHO, José. Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez, 2003.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1991.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
GALLON, Mônica da Silva; ROCHA FILHO, João Bernardes; MACHADO, Juliana Aquino. Desafios à realização da interdisciplinaridade no ambiente escolar: perspectivas docentes e da coordenação pedagógica. Revista Thema, 14(4), 159–173. 2017. https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.159-173.568. Acesso em: 6 jun. 2022.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1994.
GUBA, Egon; LINCOLN, Yvonna. Competing paradigms in qualitative research In DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna. Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks, CA: SAGE Publications, 1994. p 105-117.
JAPIASSU, Hilton; SOUZA FILHO, Danilo Marcondes de. Dicionário básico de filosofia. 3. ed. atual. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001. Disponível em: http://raycydio.yolasite.com/resources/dicionario_de_filosofia_japiassu.pdf. Acesso em: 29 ago. 2022.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
NOVA PRATA. Referencial Curricular Municipal de Nova Prata - RCM/NP-RS. 2019. Disponível em: http://www.smecnp.com.br/referencial/novaprata_referencial_finais.pdf. Acesso em: 18 nov. 2021.
NOVA PRATA. Lei Nº 10.324, de 22 de maio de 2019. Estabelece o Plano de Carreira do Magistério Público do Município De Nova Prata, institui o Respectivo Quadro de Cargos e Funções e da Outras Providências. Nova Prata, RS, 2019.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Educação AEC, nº 104. Nuances - Vol. III- setembro, 1997.
SILVA, Antônio Gouvêa da. A construção do currículo na perspectiva popular crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2004.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________