Repercussões da Pedagogia de Projetos na prática pedagógica dos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644470776

Palavras-chave:

Pedagogia de Projetos, Prática pedagógica, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso sobre o processo da implementação da Pedagogia de Projetos nos anos finais do Ensino Fundamental em uma rede municipal de educação. Por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas, buscou compreender como a proposta repercutiu na prática pedagógica das professoras, analisando a organização dos espaços e tempos, a interdisciplinaridade, as ações desenvolvidas em meio à Pandemia (Covid-19) e a influência da formação continuada, segundo os próprios sujeitos. Descreve o contexto no qual foi gestado o processo, desde a fase de diagnóstico pela gestão municipal, perpassando pelos diferentes aspectos envolvidos no processo de implementação da Pedagogia de Projetos. As considerações finais enfatizam limites e possibilidades na implementação da proposta, a relevância da dimensão temporal, o papel da formação continuada, a interdisciplinaridade, os impactos provocados pela Pandemia da Covid-19 e as repercussões da Pedagogia de Projetos no processo de ensino e aprendizagem e o protagonismo das professoras em relação às políticas educacionais.

Biografia do Autor

Sandro de Castro Pitano, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul-RS.

Julsemina Zilli Polesello, Universidade de Caxias do Sul

Mestra em Educação pela Universidade de Caxias do Sul, professora da Rede Municipal de Educação de Nova Prata-RS.

Referências

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Publicado

2024-02-09

Como Citar

Pitano, S. de C., & Polesello, J. Z. (2024). Repercussões da Pedagogia de Projetos na prática pedagógica dos anos finais do Ensino Fundamental. Educação, 49(1), e30/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644470776

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