Repercussões da Pedagogia de Projetos na prática pedagógica dos anos finais do Ensino Fundamental

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644470776

Mots-clés :

Pedagogia de Projetos, Prática pedagógica, Ensino Fundamental

Résumé

Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso sobre o processo da implementação da Pedagogia de Projetos nos anos finais do Ensino Fundamental em uma rede municipal de educação. Por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas, buscou compreender como a proposta repercutiu na prática pedagógica das professoras, analisando a organização dos espaços e tempos, a interdisciplinaridade, as ações desenvolvidas em meio à Pandemia (Covid-19) e a influência da formação continuada, segundo os próprios sujeitos. Descreve o contexto no qual foi gestado o processo, desde a fase de diagnóstico pela gestão municipal, perpassando pelos diferentes aspectos envolvidos no processo de implementação da Pedagogia de Projetos. As considerações finais enfatizam limites e possibilidades na implementação da proposta, a relevância da dimensão temporal, o papel da formação continuada, a interdisciplinaridade, os impactos provocados pela Pandemia da Covid-19 e as repercussões da Pedagogia de Projetos no processo de ensino e aprendizagem e o protagonismo das professoras em relação às políticas educacionais.

Bibliographies de l'auteur-e

Sandro de Castro Pitano, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul-RS.

Julsemina Zilli Polesello, Universidade de Caxias do Sul

Mestra em Educação pela Universidade de Caxias do Sul, professora da Rede Municipal de Educação de Nova Prata-RS.

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Publié-e

2024-02-09

Comment citer

Pitano, S. de C., & Polesello, J. Z. (2024). Repercussões da Pedagogia de Projetos na prática pedagógica dos anos finais do Ensino Fundamental. Educação, 49(1), e30/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644470776

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