O ano em que a Terra parou: Ministrando uma disciplina remota no ensino superior durante a Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644471939

Palavras-chave:

Ensino Superior, Prática pedagógica, Autoetnografia

Resumo

Este trabalho foi realizado no intuito de repartir reflexões acerca do impacto da pandemia de Covid-19 sobre os processos de ensino e aprendizagem, objetivando uma atitude docente mais conscientizada das suas limitações e possibilidades diante das mudanças provocadas desde então. A partir de uma perspectiva autoetnográfica, foram apresentadas e analisadas dificuldades encontradas e condutas implementadas na adaptação de uma disciplina optativa de graduação em Psicologia ao ensino remoto. Discute-se a incorporação de instrumentos e estratégias utilizados no retorno às aulas presenciais, tais como: disponibilização de vídeos de acesso livre e organização de materiais em plataformas digitais, utilização do conceito de sala de aula invertida, realização de atividades por formulários online, flexibilização da programação, facilitação da comunicação de reflexões e questionamentos dos alunos, subdivisão do programa em etapas menores que contemplem ciclos completos de assimilação de conteúdos, discussões, avaliações e feedbacks. Conclui-se que a consciência e abertura às transformações ocasionadas pela pandemia tem o potencial de gerar uma mobilização no sentido de avançar sobre todas as dificuldades inegáveis na direção de construir um processo de ensino/aprendizagem mais significativo e mais conectado ao contexto em que se encontra inserido.

Biografia do Autor

Adriana Patrícia Egg-Serra, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda, Mestra e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Logoterapia pela Associação de Logoterapia Viktor Emil Frankl. Co-coordenadora da Comissão Especial de Psicologia Anomalística e da Religião, no CRP-PR. Integrante do Laboratório de Pesquisas em Fenomenologia e Subjetividade - UFPR, e do Instituto de Espiritualidade e Saúde. Colaboradora no Programa UFPR ConVida e no Projeto Você Importa – apoio à comunidade durante a pandemia de Covid-19 – entre 2020 e 2021. 

Adriano Furtado Holanda, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Psicologia (1987), Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília (1993) e Doutorado em Psicologia pela PUC-Campinas (2002). Pós-Doutorado em Psicologia (2003-2006, CNPQ/UnB) e Pós-Doutorado em Filosofia (2019, UFU). Professor Associado do Departamento de Psicologia, Orientador de Mestrado e Doutorado nos Programas de Pós-Graduação de Psicologia e de Educação na Universidade Federal do Paraná. Editor Chefe das revistas Phenomenology, Humanities and Sciences, Editor Chefe por 15 anos da Revista da Abordagem Gestáltica; e Editor Associado da revista Interação em Psicologia (UFPR). Coordenador do Laboratório de Fenomenologia e Subjetividade (LabFeno-UFPR). Membro Colaborador do Círculo Latino Americano de Fenomenologia, Coordenador (2016-2020) e Vice-Coordenador (2020-2022) do Grupo de Trabalho Fenomenologia, Saúde e Processos Psicológicos (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia, ANPEPP). Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fenomenologia, Fenomenologia Husserliana, Psicoterapias, Abordagens Fenomenológicas e Existenciais, Psicologia da Religião, História da Psicologia e Pesquisa Fenomenológica, Psicologia Clínica, Processos de Saúde/Doença, Psicopatologia e Saúde Mental.

Alessandro Antonio Scaduto, Universidade Federal do Paraná

Professor Adjunto, ligado ao Departamento de Psicologia - DEPSI, Universidade Federal do Paraná - UFPR, na área de Avaliação Psicológica no contexto da Saúde. Membro do Laboratório de Neuropsicologia (LABNEURO) e do Laboratório de Psicopatologia Fundamental, ligados ao DEPSI-UFPR. Coordenador do Curso de Psicologia (DEPSI-UFPR). Editor-chefe da Revista Interação em Psicologia (Qualis B2) desde Dezembro de 2018. Filiado à Associação Brasileira de Rorschach e outros Métodos Projetivos (ASBRo), ao Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) e ao Réseau international de recherche "Méthodes projectives et psychanalyse". Membro do GT de Métodos Projetivos (ANPEPP) desde 2018. Psicólogo com Graduação (2003), Mestrado (2010) e Doutorado (2016) em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Experiência profissional prévia como docente em instituições privadas de Ensino Superior e como servidor público municipal. Experiência profissional nas áreas de Avaliação Psicológica, Orientação Profissional e de Carreira e Psicologia Sociocomunitária. Publicações sobre os seguintes descritores: Avaliação Psicológica, Abuso de Substâncias, Adesão ao tratamento.

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Publicado

2024-03-07

Como Citar

Egg-Serra, A. P., Holanda, A. F., & Scaduto, A. A. (2024). O ano em que a Terra parou: Ministrando uma disciplina remota no ensino superior durante a Covid-19 . Educação, 49(1), e55/1–30. https://doi.org/10.5902/1984644471939