The year the Earth stood still: Teaching a remote discipline in higher education during Covid-19

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644471939

Keywords:

University education, Pedagogical practice, Autoethnography

Abstract

This work was carried out in order to share reflections on the impact of the Covid-19 pandemic on teaching and learning processes, aiming for a more conscious teaching attitude towards its limitations and possibilities in the face of the changes caused since the outbreak. From an autoethnographic perspective, difficulties encountered and approaches implemented in the adaptation of an optional undergraduate course in Psychology to a remote teaching system were presented and analyzed. The incorporation of tools and strategies used upon the return to in-person classes is discussed, through topics such as: availability of free access videos and organization of study materials on digital platforms, use of the flipped classroom concept, the carrying out of activities through online forms, flexible programming, facilitation of the communication of students' reflections and questions, subdivision of the program into smaller stages that include complete cycles of content assimilation, discussions, evaluations and feedbacks. It is concluded that awareness and openness to the transformations caused by the pandemic has the potential to generate a mobilization in order to move forward over all the undeniable difficulties in the direction of building a teaching/learning process that is more meaningful and more connected to the context in which it finds itself inserted.

Author Biographies

Adriana Patrícia Egg-Serra, Federal University of Paraná

Doutoranda, Mestra e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Logoterapia pela Associação de Logoterapia Viktor Emil Frankl. Co-coordenadora da Comissão Especial de Psicologia Anomalística e da Religião, no CRP-PR. Integrante do Laboratório de Pesquisas em Fenomenologia e Subjetividade - UFPR, e do Instituto de Espiritualidade e Saúde. Colaboradora no Programa UFPR ConVida e no Projeto Você Importa – apoio à comunidade durante a pandemia de Covid-19 – entre 2020 e 2021. 

Adriano Furtado Holanda, Federal University of Paraná

Graduado em Psicologia (1987), Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília (1993) e Doutorado em Psicologia pela PUC-Campinas (2002). Pós-Doutorado em Psicologia (2003-2006, CNPQ/UnB) e Pós-Doutorado em Filosofia (2019, UFU). Professor Associado do Departamento de Psicologia, Orientador de Mestrado e Doutorado nos Programas de Pós-Graduação de Psicologia e de Educação na Universidade Federal do Paraná. Editor Chefe das revistas Phenomenology, Humanities and Sciences, Editor Chefe por 15 anos da Revista da Abordagem Gestáltica; e Editor Associado da revista Interação em Psicologia (UFPR). Coordenador do Laboratório de Fenomenologia e Subjetividade (LabFeno-UFPR). Membro Colaborador do Círculo Latino Americano de Fenomenologia, Coordenador (2016-2020) e Vice-Coordenador (2020-2022) do Grupo de Trabalho Fenomenologia, Saúde e Processos Psicológicos (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia, ANPEPP). Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fenomenologia, Fenomenologia Husserliana, Psicoterapias, Abordagens Fenomenológicas e Existenciais, Psicologia da Religião, História da Psicologia e Pesquisa Fenomenológica, Psicologia Clínica, Processos de Saúde/Doença, Psicopatologia e Saúde Mental.

Alessandro Antonio Scaduto, Federal University of Paraná

Professor Adjunto, ligado ao Departamento de Psicologia - DEPSI, Universidade Federal do Paraná - UFPR, na área de Avaliação Psicológica no contexto da Saúde. Membro do Laboratório de Neuropsicologia (LABNEURO) e do Laboratório de Psicopatologia Fundamental, ligados ao DEPSI-UFPR. Coordenador do Curso de Psicologia (DEPSI-UFPR). Editor-chefe da Revista Interação em Psicologia (Qualis B2) desde Dezembro de 2018. Filiado à Associação Brasileira de Rorschach e outros Métodos Projetivos (ASBRo), ao Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) e ao Réseau international de recherche "Méthodes projectives et psychanalyse". Membro do GT de Métodos Projetivos (ANPEPP) desde 2018. Psicólogo com Graduação (2003), Mestrado (2010) e Doutorado (2016) em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Experiência profissional prévia como docente em instituições privadas de Ensino Superior e como servidor público municipal. Experiência profissional nas áreas de Avaliação Psicológica, Orientação Profissional e de Carreira e Psicologia Sociocomunitária. Publicações sobre os seguintes descritores: Avaliação Psicológica, Abuso de Substâncias, Adesão ao tratamento.

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Published

2024-03-07

How to Cite

Egg-Serra, A. P., Holanda, A. F., & Scaduto, A. A. (2024). The year the Earth stood still: Teaching a remote discipline in higher education during Covid-19. Education, 49(1), e55/1–30. https://doi.org/10.5902/1984644471939